CT-e e MDF-e Gerados Automaticamente pelo SIGER

Em situações onde o CT-e deve ser emitido para outra empresa na mesma instalação do SIGER® em que a nota é emitida, agora é possível ter a geração e emissão do CT-e automaticamente a partir da nota fiscal emitida.

Foi criado adicional no módulo Transporte e Logística, que permite que a empresa gere e emita automaticamente CT-e e MDF-e, e é utilizado em conjunto com os adicionais já existentes “Gera MDF-e” e “Gera CT-e“.

Configuração para emissão do CT-e

Após a contratação do adicional, é habilitada a alteração de uma checkbox nos parâmetros da empresa do módulo de Vendas e Faturamento, no botão “Integrações”, botão “Transporte/Logística”, que controla individualmente por empresa se a mesma gera CT-e/MDF-e na emissão de notas.

Geração e Emissão do CT-e

Também é possível configurar as informações de seguro e de tipo de carga padrão. Basta acessar na empresa do módulo Transporte e Logística menu 1.2-A botão “MDF-e”.

Após feita a configuração, durante a emissão de notas pelo módulo faturamento, seja através da emissão normal, no menu 2.3-N, ou a partir da inclusão de pedido e emissão de nota, através da geração e emissão de nota a partir da balança rodoviária, ou qualquer forma de emissão de nota do faturamento, serão gerados e emitidos o CT-e e MDF-e.

Para que seja gerado o CT-e, o transportador informado na nota deve ter, no módulo de Transporte e Logística, empresa com o mesmo CNPJ do transportador e ter cotação de frete informada na nota, nesse caso, a emissão irá gerar primeiro o CT-e e então o MDF-e, se necessário. Caso o transportador da nota for o próprio emitente, é necessário apenas o MDF-e e, dessa forma, será gerado somente este documento.

Geração e Emissão do CT-e

Também é necessário que no momento da emissão da nota, sejam informadas as informações de placa do veículo e condutor, para a geração do MDF-e.

A emissão do CT-e e do MDF-e é acionada durante a emissão da nota, no momento em que o mesmo é gerado.

O CT-e gerado herda da nota de origem diversos dados, como o contratante e valor total da carga. No MDF-e gerado, está definido o condutor e o veículo de acordo com as informações preenchidas no momento da emissão.