Fim do suporte ao Windows 8.1

No dia 10 de janeiro de 2023 a Microsoft encerrou o suporte ao Windows 8. No que isso vai impactar o seu trabalho?

Vamos ver o que a Microsoft diz a respeito disso:

“A partir de 10 de janeiro de 2023, os computadores que executam Windows 8.1 ainda funcionarão, mas a Microsoft não fornecerá mais o seguinte:
Suporte técnico de qualquer problema Atualizações de software Atualizações ou correções de segurança Embora você possa continuar a usar um computador executando Windows 8.1, sem atualizações de software e segurança contínuas, seu computador estará em maior risco para vírus e malware. Recomendamos atualizar para uma versão do Windows que ainda tenha suporte. Um novo dispositivo que pode executar Windows 11 faz uma transição fácil e uma ótima experiência”.

Isso significa que ao seguir utilizando essa versão do Windows, você estará mais suscetível a ataques de vírus, como por exemplo, ransomware que se trata de um malware que “sequestra” os dados da empresa, criptografando arquivos e pedindo um resgate para descriptografar os mesmos.

Esse tipo de vírus e outras ameaças digitais se beneficiam de brechas de segurança e erros do sistema operacional do computador, quando estamos utilizando um sistema atualizado, essas brechas e erros recebem correções através das atualizações, o Windows Update. Isso reduz o risco, pois constantemente recebemos essas correções.

Isso também influência outros softwares como navegadores, Office e ferramentas como o Java, que dependem de atualizações para funcionar corretamente e podem deixar de funcionar em breve nessa versão do Windows, já que a Microsoft não estará mais prestando suporte técnico para nenhum erro e nem fornecendo atualizações.

O que a Microsoft recomenda em relação ao uso do Windows 8.1 e atualização do mesmo: 

“Se você tiver dispositivos executando Windows 8.1, recomendamos atualizá-los para uma versão mais atual, em serviço e com suporte do Windows.”

Se os dispositivos não atenderem aos requisitos técnicos para executar uma versão mais atual do Windows, recomendamos que você substitua o dispositivo por um que dê suporte a Windows 11.” Lembrando que nem todos os computadores que rodam o Windows 8.1 terão suporte para o Windows 11, apesar da recomendação da própria Microsoft seja migrar diretamente para o 11, o Windows 10 tem suporte garantido pela Microsoft até 2025 e pode ser uma opção para computadores que não suportarem a versão mais atualizada, conforme consta no site da própria fabricante:

“A Microsoft continuará a dar suporte a pelo menos uma versão do Windows 10 até 14 de outubro de 2025.”

Avise o seu TI, converse com a empresa que presta suporte ao seu ambiente computacional e verifique qual a melhor opção de atualização da versão do Windows para o seu ambiente, cada cenário pode exigir uma ação diferente por isso é necessário que a pessoa responsável realize essa analise.

É muito importante para sua segurança manter seu ambiente sempre atualizado, crie uma rotina de update de software na sua empresa e mantenha seus computadores sempre com versões do Windows atualizadas e ferramentas de antivírus também.