Agora o RFP permite evitar quebras de página entre dados relacionados!

No componente Banda de Detalhamento do RFP, foi disponibilizada a opção de “Evitar dividir conteúdo”. Essa configuração define que a informação contida nesta banda deve evitar ser dividida em outra página. Mantendo assim informações relacionadas em uma mesma folha.

O novo parâmetro serve como um ancoramento de informações em uma página. Caso toda a banda não caiba na página corrente, a quebra de página vai levar todo o bloco de informações para a próxima página.

Impressão no RFP
Figura 1 – Nova propriedade de Banda “Evitar dividir conteúdo

Para demonstrar o comportamento do novo parâmetro considere como exemplo o seguinte formulário, construído de modo a simular um documento para produção de canetas:

Repare que a caneta azul teve seu conteúdo dividido entre as páginas 1 e 2. Em alguns cenários dividir o conteúdo pode ser prejudicial à produção pois o técnico pode presumir que todos os dados estão em uma página quando na verdade tem algumas informações que foram divididas na página seguinte. Pode acontecer de parte do material não ser produzido devido a esta quebra de página.

Agora, se for definido que a banda com os dados da caneta não deve ter seu conteúdo dividido, o resultado será o seguinte:

Novamente, repare que a informação da caneta azul não caberia toda na primeira página. Assim o RFP quebrou a página antes do previsto levando todos os dados de produção da caneta azul para a próxima página.
Na sequência, os dados da caneta verde também não caberiam na segunda página, gerando então uma terceira página para a caneta verde.

O conteúdo da banda só será dividido se os dados nela contidos, expandidos, gerarem uma informação maior que uma página inteira, pois nesse caso a informação nunca seria capaz de ser mantida unida. Ou então, se bandas internas em sub-formulários, estiverem configuradas para quebrar de página.

Esse novo recurso do RFP no SIGER® permite que sejam gerados documentos mais fáceis de interpretar e mais confiáveisfacilitando muito o dia a dia de quem precisa lidar com muitos papeis.

A configuração para “Evitar dividir conteúdo” está disponível na versão 22.20c ou superior.