Redução de custos: 7 ações para negócios em crescimento

Como está o controle dos seus custos? Você sabe exatamente quanto dinheiro está gastando por mês em seu negócio? Para a grande maioria dos empreendedores a resposta para essa pergunta é não.

Por mais que ninguém se empolgue muito para definir orçamento e fazer as inúmeras auditorias de despesas, essas são ações que podem gerar um grande impacto na lucratividade da empresa.

Confira 7 ações para a redução de custos que você pode aplicar na sua empresa.

1. Mude para o trabalho híbrido

Para muitas empresas o espaço físico é uma das maiores despesas e se há algo que aprendemos com a Pandemia do COVID-19 é que muitas atividades podem ser realizadas de forma híbrida sem perder a qualidade e a produtividade. Isso significa que você pode eliminar boa parte das despesas com espaço físico. 

2. Contrate com base no talento e na experiência, não na localização 

Aliado ao espaço físico, os salários e pacotes de benefícios, se constituem em outra grande fonte de despesas. Atuando com o trabalho híbrido, você tem acesso a uma nova e grande gama de talentos, pois não se limita a localização geográfica. Dessa forma, você poderá pagar um salário acima do mercado de uma região menor, se o trabalho for remoto.

3. Terceirize atividades não essenciais

A terceirização, ou seja, a contratação de agências e freelancers para atividades secundárias, é outra maneira de economizar. Pois dá as empresas em crescimento muito mais flexibilidade para escalar com a demanda ou cortar custos conforme necessário.

Mas é preciso certa dose de cuidado. Por exemplo, com uma equipe remota, é necessário investir em técnicas de controle de tempo e na formação de grupos responsáveis ​​por suas próprias divisões de tempo.

No entanto, como muitas empresas já perceberam, é possível que o exagero na terceirização de muitas tarefas ou nas tarefas erradas, poderá acabar desacelerando sua organização.

4. Seja claro sobre como você está gastando seu tempo   

Foco é outra maneira de economizar tempo. Defina claramente onde você e sua equipe estão realmente concentrando recursos e energia. Você provavelmente será capaz de criar responsabilidades e tarefas que pode delegar a um membro da equipe ou a um freelancer. Assim, você pode gastar mais tempo nas tarefas de maior impacto. 

5. Automatize tarefas e processos repetitivos  

Após analisar seu tempo gastos, provavelmente você identificará processos ou tarefas repetitivas que poderão ser automatizadas.

Pode parecer contra intuitivo, mas para reduzir custos, talvez seja necessário investir em ferramentas. Após identificar essas demandas, busque ferramentas que resolvam esses problemas, experimente e escolha a que melhor se enquadra nas suas necessidades.

6. Audite suas despesas regularmente 

Acompanhamento e controle é o grande segredo. Ter o hábito de registrar e revistar todas as despesas do seu fluxo de caixa regularmente. Você vai se surpreender com as descobertas, principalmente em empresas de serviços, que não têm custos de produção.

7. Use um ERP 

Para empresas maiores, simplificar seus processos e rotinas utilizando um Sistema de Gestão ERP pode agregar muitas eficiência e com ela a redução de custos, desperdícios e retrabalho.

Seja uma start-up ou um negócio estabelecido, manter os custos sob controle é o que garante uma margem de lucro maior.