Melhorias nas regras de desconto!

A política de descontos de uma empresa pode considerar vários critérios. Com isso, é necessário que o sistema de gestão apresente um alto nível de configuração de requisitos e parâmetros. Pensando nisso, a Rech desenvolveu as regras de desconto/acréscimo visando facilitar a aderência do SIGER® aos mais variados cenários e agora implementou novas atualizações, visando a melhoria na utilização da ferramenta.

Como funciona?

Na regra, configura-se um percentual de desconto/acréscimo a ser aplicado ao item do pedido/nota, mediante filtros de Cadastro, Produto e CFOP. Ao incluir uma venda, o SIGER® procura uma regra que se enquadre e, caso encontre, os descontos/acréscimos do item são desabilitados, utilizando o desconto/acréscimo informado na regra.

Novos recursos

Agora, o SIGER® passa a permitir mais formas de configurar a regra.

Peso da regra

No caso de existirem múltiplas regras válidas para o mesmo cenário, o SIGER® poderá escolher uma regra preferencial de acordo com seu peso. Dessa forma, regras com maior peso terão maior prioridade perante outras.

Novos filtros

Foram disponibilizados os seguintes filtros:

  • Lista de preço;
  • Tipo de pedido;
  • Data de validade inicial/final da regra.

Esses filtros terão o mesmo comportamento dos filtros já existentes, sendo aplicáveis à todas as regras que já eram utilizadas.

Múltiplas regras por item

Torna-se possível utilizar mais de uma regra por item. Essa funcionalidade permite que a empresa utilize níveis de descontos separados conforme cada variável considerada (por ex.: tipo de venda, conceito do cliente, estado de destino), com até 5 descontos ao mesmo item. Cada regra deverá indicar qual a ocorrência em que o desconto deverá ser aplicado (por exemplo, todos os descontos referentes ao conceito do cliente ficam na primeira ocorrência).

O recurso está disponível apenas para os descontos e não pode ser utilizada em conjunto com outras regras que não indiquem a ocorrência.

Margem de desconto

Uma regra pode ser configurada com um percentual de desconto sugerido e com uma margem máxima de desconto. Dessa forma, o usuário poderá explorar o percentual excedente livremente, conforme negociação com o cliente.

Só será possível utilizar a margem nas regras por ocorrência configuradas, bem como é necessário utilizar o bloqueio de “Desconto máximo“.

Caso de uso

Foram configuradas duas regras de desconto, uma para a primeira e outra para a segunda ocorrência. Ao incluir o item, ambas foram enquadradas e o desconto foi aplicado. As regras podem ser observadas no botão <Calc.descto> do item.

Item enquadrado em duas regras de desconto

Nota-se que, enquanto a primeira regra permite alterar o desconto, a segunda não permite. Além disso, o desconto aplicado ao item é resultado do produto dos descontos informados/alterados.

Essa funcionalidade já está disponível desde a versão 21.20i