Recursos Humanos em pequenas empresas

Independente do porte de uma empresa, se grande ou pequena, ela pode enfrentar um desafio fundamental: como aplicar uma gestão de pessoas eficiente para alcançar objetivos. Os profissionais de Recursos Humanos em pequenas empresas ou grandes, normalmente, também enfrentam os mesmos desafios básicos, porém os cenários podem ser diferentes entre as pequenas e grandes organizações.

Principais diferenças para o Recursos Humanos em pequenas e grandes empresas

Embora os desafios possam ser semelhantes, o RH de pequenas e grandes empresas são diferentes de várias maneiras:

Nível de especialização: Os profissionais de RH de empresas tendem a lidar com tudo, desde recrutamento e seleção até o fechamento da folha de pagamento. Em organizações maiores, o departamento de RH geralmente é administrado por profissionais especializados em cada área.

Profundidade de processos: organizações maiores geralmente possuem estruturas mais formais e estabelecidas, com processos e procedimentos comprovados, além de suporte suficiente para que o departamento possa funcionar como uma máquina bem lubrificada. Nas pequenas empresas, os processos podem não estar bem estabelecidos e o RH geralmente é gerenciado de maneira mais pessoal, caso a caso.

Recursos Humanos em Pequenas Empresas

Recursos: se você procura a tecnologia mais recente em um departamento de RH orientado a dados, é mais provável que a encontre em uma organização maior, que geralmente possui as necessidades e os recursos para implementar as ferramentas mais recentes. Além disso, eles normalmente têm mais recursos para investir em recrutamento, contratação e treinamento e tendem a atrair mais candidatos que uma pequena empresa. 

Tarefas importantes

Aqui estão algumas das tarefas mais importantes de RH para pequenas empresas:

Recursos Humanos em Pequenas Empresas

Comunicação eficaz sobre políticas: novas contratações devem ser completamente apresentadas à empresa, em termos de cultura, processos e políticas. Indique claramente as expectativas da empresa em relação ao comportamento e desempenho dos funcionários por meio de políticas bem definidas que limitam a responsabilidade e ajudam todos os funcionários a ter sucesso. Também é importante declarar a resposta da empresa se as regras forem violadas.

Implementar um plano de desenvolvimento de funcionários: ao estabelecer um plano de desenvolvimento dos colaboradores, as empresas podem mapear as necessidades de contratação e treinamento de acordo com os objetivos estratégicos da empresa. Bons gestores geralmente não apenas supervisionam, eles ajudam suas equipes a alcançar todo o seu potencial.

Tente evitar esses erros

Os recursos humanos podem ser um dos aspectos mais complicados da administração de uma pequena empresa. Os funcionários geralmente são um importante recurso, e a rotatividade pode afetar adversamente os lucros, bem como a reputação da empresa. Para manter o RH funcionando sem problemas e contribuindo para os resultados, certifique-se de fazer o seguinte:

Contrate Bem: contratar a pessoa errada pode fazer uma grande diferença para uma pequena empresa. Normalmente, vale a pena o tempo e a atenção necessários para recrutar um grande número de candidatos e seguir cuidadosamente o processo de seleção bem definido.

Recursos Humanos em Pequenas Empresas

Documente tudo: não ignore os problemas de desempenho, apenas porque a empresa tem um número pequeno colaboradores. Documente-os assim que aparecerem e esteja pronto para apresentar ao funcionário um plano de ação para melhoria. Se a rescisão se tornar necessária, a documentação provavelmente será valiosa.

Crie descrições claras da função: uma descrição completa da função que estabeleça claramente as expectativas é uma maneira eficaz de iniciar os colaboradores com o pé direito. Inclua as habilidades, o treinamento e a educação necessários, incluindo as tarefas necessárias e o sucesso da posição.

Conheça a lei: especialmente em pequenas empresas, os profissionais de RH devem ter conhecimento sobre leis trabalhistas. Acusações de discriminação ou práticas desleais são prejudiciais, mas a violação das leis trabalhistas pode ser devastadora para os negócios e para a carreira de RH.

Invista em tecnologia: contar com um software de gestão que disponibilize ferramentas eficientes para a área de recursos humanos pode ser um grande aliado das empresas que não contam com uma grande equipe de RH, através dele é possível automatizar diferentes processos, com grande ganho de produtividade e desempenho.

5 ações que podem ajudar no Recursos Humanos em pequenas empresas

Recursos Humanos em Pequenas Empresas

Os proprietários de pequenas empresas geralmente não têm muito espaço para erros, mas o gerenciamento de recursos humanos por conta própria pode levar a alguns. Felizmente, os profissionais de RH podem ajudar as pequenas empresas a evitar esses possíveis problemas, enquanto desenvolvem uma equipe forte para ajudá-las a alcançar seus objetivos e prosperar. Aqui estão cinco dicas que podem ajudar a fazer uma grande diferença:

  • Estabelecer um manual de colaboradores
  • Estar preparado para ajudar os novos funcionários no começo das atividades
  • Ficar por dentro das regulamentações locais, estaduais e federais
  • Contratar os melhores talentos
  • Convidar parceiros quando precisar deles

Um forte entendimento de RH , bem como recrutamento inteligente, organização, implementação de políticas, tecnologia e treinamento, podem ajudar a colocar as pequenas empresas no caminho para o sucesso contínuo.