Novo recurso: Demonstração de Sobras e Perdas (DSP) para Cooperativas

O ERP  SIGER® acaba de ganhar mais uma funcionalidade para atender a necessidade de Cooperativas, gerando a apuração e listagem da Demonstração de Sobras e Perdas (DSP).

A DSP é exigida na declaração contábil de cooperativas. Para que seja possível gerá-la no SIGER®, devem ser realizadas as seguintes configurações na manutenção de empresa da contabilidade (CTB 1.2-A):

1-Utilizar natureza de estabelecimento 2143-Cooperativa;
2-Indicar no botão “Dados adicionais” que a empresa gera DSP.

A grande diferença entre a Demonstração de Sobras e Perdas (DSP) e a Demonstração de Resultado do Exercício (DRE) é a segregação de valores contábeis por Ato Cooperado (Operações com os associados) e Ato Não Cooperado (Operações com os associados).

Para calcular os percentuais de movimentos no ano com os associados e não associados, criamos configurações no plano de contas (menu CTB 1.6-A) para classificação dos valores.

Com isso, é possível acessar a apuração da DSP no menu CTB 4.7-M. A apuração da DSP deve ser gerada mensalmente.

A listagem da DSP é gerada no menu CTB 4.7-L. Conforme exemplo abaixo, é possível verificar a construção do resultado do período é composto pelos movimentos segregados entre atos cooperados e não cooperados, que tem tributações diferentes.