Integração da cópia de segurança do SIGER com o Google Drive

A partir da versão 22.10g passou a ser possível configurar o SIGER® para integrar a cópia de segurança da base de dados com o Google Drive! Com esta funcionalidade habilitada, após a execução da cópia de segurança do sistema, os arquivos de dump também serão enviados para o armazenamento remoto do Google Drive.

A importância de uma solução de cópia de segurança

A cópia de segurança da base de dados do SIGER® é de extrema importância para que a empresa possa continuar trabalhando com confiança e segurança. Ela garante que sempre haja uma cópia das informações mais importantes da base de dados, de forma que sua restauração seja fácil e descomplicada no caso de alguma adversidade ou problema.

São muitos os fatores que podem ocasionar a necessidade de uma cópia de segurança do sistema. Podemos contar com perdas de dados ocasionados por falhas de hardware e software, desastres ambientais e ataques cibernéticos, como ransomware e phishing.

A empresa deve estar preparada para caso algo do tipo aconteça, a fim de não perder por completo as informações importantes que garantem a continuidade do seu negócio. Para isso o SIGER® disponibiliza uma ferramenta agregada para realizar uma cópia da base de dados, assim como a possiblidade de configurar um pouco mais a fundo quais as informações devem ser levadas para a cópia de segurança.

Apesar de ser acentuada a importância de uma solução de cópia de segurança, muitos clientes acabam não dando a devida importância para esse quesito e, em alguns casos, tendo perdas significativas de suas informações.

Configurações necessárias

A integração da cópia de segurança do SIGER® com o Google Drive pode ser habilitada através do Painel de ferramentas > Backup da base de dados > Alterar configurações da ferramenta de backup da base de dados. Nesta janela, basta habilitar a check-box “Integra com Google Drive”.

A partir daí, será solicitado que o usuário realize a autenticação manual com o Google Drive através do navegador, processo esse que consiste em fazer o login na conta do Google que será usada para a integração e confirmar a autenticação.

Ao salvar as definições, após toda cópia de segurança realizada pelo SIGER®, será gerado um arquivo compactado com o dump da base em uma pasta configurada pelo usuário, como já era feito anteriormente, porém agora haverá uma etapa adicional para realizar o upload desse arquivo de dump para o armazenamento remoto do cliente no Google Drive. O arquivo ficará armazenado remotamente no seguinte diretório:

<<Raiz do Google Drive>>/SIGER/Backup/<<Schema+versão do cliente>>/<<Arquivo de dump>>

A integração do mecanismo de cópia de segurança do SIGER® com o Google Drive visa facilitar ainda mais o processo de cópia da base e estimular as empresas que utilizam o sistema a recorrer a este recurso.