5 livros que todo gestor deve ler

Uma boa gestão está sempre em busca de novos conhecimentos para melhorar o bem estar coletivo e o futuro da empresa.

Uma das maneiras mais eficientes de aprender sobre liderança, transformação, gestão e como conduzir a sua empresa é ler livros!

Separamos uma lista com 5 livros que todo gestor, independente do segmento da empresa, deve ler. Confira!

1. A Estratégia do Oceano Azul, de W. Chan Kim

O foco do W. Chan Kim, autor do livro, é passar novos métodos para inovar na sua empresa, fugindo da competição com a concorrência. De acordo com o livro, os oceanos vermelhos são como os jogos de tabuleiros, onde as regras já estão estabelecidas, e as empresas se preocupam em conquistar uma fatia do mercado já existente. Já o oceano azul é um espaço de mercado inexplorado, onde a competição é irrelevante pois as regras do jogo ainda não existem.

2. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, de Stephen Covey

Este livro foi considerado pela Forbes um dos livros mais influentes do século XX. De acordo com autor, para mudar de verdade a sua vida, é necessário iniciar a transformação de dentro para fora. A partir do momento em que muda a si, você começa a transformar o mundo ao seu redor.

3. Inteligência emocional, de Daniel Goleman

O livro é essencial para quem deseja ter uma carreira bem sucedida e começa com um dado muito interessante e que fala por si: o Quociente Intelectual (QI) contribui com apenas 20% do nosso sucesso. Os 80% restantes são frutos da Inteligência Emocional. O autor é  Daniel Goleman.

4. A Arte da Guerra, de Sun Tzu

Neste livro Sun Tzu não fala apenas da guerra, mas da importância de vencer na vida. Em apenas 130 páginas, divididas em 13 capítulos, o autor traz ensinamentos sobre a guerra constante com nós mesmos, na qual buscamos as vitórias pessoais e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

5. O Gestor Eficaz, de Peter Drucker

O princípio deste livro é que a eficiência pode ser aprendida e os gestores são pagos para serem eficazes. O livro traz a reflexão sobre as tomadas de decisão e a prática do empowerment, um conceito que permite que os colaboradores tomem decisões com base nas informações fornecidas pelos gestores, aumentando a responsabilidade e participação deles.

Fonte: https://centroeuropeu.com.br/blogpg/5-livros-que-todo-gestor-deve-ler/