10 desafios da indústria que um ERP resolve

A evolução constante da tecnologia tem mudado drasticamente o cenário do segmento industrial, não só na linha de produção, mas os desafios da indústria abrangem também nos demais setores que compõem o ecossistema da manufatura, como os processos administrativos, suprimentos, terceirizações, entre outros.

Nesse contexto, um software de gestão ERP é uma solução para trazer maior controle, agilidade e eficiência nesses processos, permitindo que tudo seja gerenciado em tempo real, possibilitando a otimização constante.

O ERP para indústria desempenha um papel fundamental ao fornecer suporte e resolver problemas enfrentados nas demandas operacionais diárias.

Listamos 10 desafios da indústria que podem ser superados com um ERP:

1 – Comprei mais do que deveria e estou com estoque parado

Não é novidade que estoque parado é um custo para qualquer empresa e caso você não possua uma rotina de gerenciamento e controle de estoque você corre o risco de comprar material em excesso.

Com um ERP você terá a disposição, além de um controle efetivo de quantidade máxima e de reposição de estoque, diversas rotinas automatizadas, que garantem que o seu saldo de estoque sempre esteja de acordo com a sua projeção e necessidade de produção.

2 – Comprei menos do que deveria e o fornecedor só pode entregar novamente daqui a 5 dias, vai atrasar minha produção

Ainda sobre o gerenciamento da quantidade de estoque, tão ruim quanto ter estoque parado é a falta de matéria prima para produção. Se você não controla a quantidade mínima de estoque da sua indústria, existe grande chance de você ficar com a produção parada por falta de material e, consequentemente, atrasar a entrega para o seu cliente.

Ao utilizar um sistema de gerenciamento de estoque, o mesmo irá enviar um alerta ao setor de compras quando a quantidade de um determinado item chegar ao mínimo necessário, garantido que a sua produção não pare por falta de matéria prima.

3 – Muitas vezes falta matéria prima, pois não consigo projetar a quantidade utilizada em cada Ordem de Produção – OP

Como você pode perceber até o momento, garantir que a sua indústria tenha material para produzir é um dos fatores fundamentais. A definição de quantidade mínima e máxima de cada item no estoque só é possível com o gerenciamento correto das Ordens de Produção – OP, alinhado ao planejamento dos produtos que serão fabricados no período.

Esse desafio é facilmente superado com a utilização de um ERP com sistemas de gerenciamento de produção, que poderá lhe oferecer relatórios para tomada de decisão.

Como superar os desafios da indústria com um ERP

4 – Não consigo otimizar os processos, pois não tenho controle dos tempos de produção

Um dos aspectos mais importantes no planejamento de produção é o tempo de cada processo. Com essa informação em mãos você poderá projetar e planejar de uma forma muito mais assertiva a sua produção seja para o dia, semana ou mês. E claro, esse planejamento é a base para vencer os desafios mencionados anteriormente.

Com um ERP, você poderá fazer os apontamentos de início e fim de produção de forma ágil, garantindo a integridade das informações.

5 – Perco tempo organizando manualmente a fila de produção por máquina

Quanto tempo você perde diariamente para organizar a fila de produção e a programação das máquinas?

Muitas empresas possuem diferentes produtos, processos e máquinas, onde os recursos são compartilhados para otimizar a produção, sendo a organização e o planejamento por máquina fundamentais. Porém fazer isso de forma manual leva tempo, além de ser suscetível à erros.

As indústrias que possuem um ERP completo e focado em produção podem fazer todo esse processo com um simples clique.

6 – Não sei quanto desperdício existe no meu processo produtivo

Além dos custos da matéria prima, máquina e mão de obra, o desperdício e refugos que sobram no processo fabril são muito importantes na definição do custo total de produção. Quando você não possui essa informação, a sua definição de preço de venda, por exemplo, pode estar equivocada.

Contar com um sistema que te ajude a ter total controle do desperdício de matéria prima na produção, além de auxiliar na correta definição do custo total, poderá lhe mostrar o caminho para otimizar processos e reduzir o desperdícios.

7 – Fico perdido ao tentar controlar os processos terceirizados de produção

Sua indústria terceiriza algum dos processos? Como você controla os itens que foram para produção, que retornaram para a empresa, os prazos, indicadores, etc?

Se esse é um desafio que você enfrenta hoje, com um ERP esse processo ficará muito mais fácil e ágil. Com um sistema de controle de beneficiamento sua indústria poderá, por exemplo, controlar os saldos de materiais em poder de terceiros, acompanhando os retornos de cada fornecedor e/ou produto separadamente.

8 – Produtos são entregues com quantidades erradas e para clientes errados

Dependendo do segmento da sua indústria, existe a necessidade de um amplo controle de lotes e rastreabilidade dos itens produzidos. Pense em uma indústria química por exemplo, caso um dos produtos apresente algum defeito é necessário que a empresa consiga identificar e rastrear todo o lote daquele produto para poder retirar do mercado e substituir.

Esse processo é praticamente impossível sem o apoio de uma software de gestão com recursos de controle de lotes e rastreabilidade, onde você possa controlar a rastreabilidade desde a industrialização até a venda, através do número de lote ou série atribuídos aos produtos, por exemplo.

Desafio da gestão industrial

9 – Até tenho a Ficha Técnica do meu produto, mas preciso calcular os itens da OP manualmente

A Ficha Técnica de Produto é um item essencial para qualquer produção, nela são listadas todas as informações sobre o produto, tudo que você precisa para produzir. Ela é a origem para calcular os itens que são necessários para uma Ordem de Produção.

Quando a indústria possui a Ficha Técnica mas o cálculo dos insumos da OP são realizados manualmente, além de levar tempo, esse processo, como qualquer outro manual pode gerar erros e retrabalho.

Com um ERP e uma Ficha Técnica preenchida corretamente você terá, muitas vezes de forma automatizada, a geração de todos os itens de todas as OPs que serão produzidas em um determinado período.

10 – Não tenho o controle de todos os custos de fabricação

O custo de produção envolve diversas variáveis, quanto mais complexo o processo, maior o controle que você precisa para chegar ao custo real de produção.

Com a ajuda de um ERP você realiza a valorização dos produtos fabricados e em fabricação pelo real custo de produção, agregando aos produtos prontos e em produção os custos industriais compostos pelos dos valores de mão de obra (MO) e de gastos gerais de fabricação (GGF) incorridos na fábrica durante o mês.

Um ERP pode fazer muita diferença não só para o seu negócio, mas também para a satisfação do cliente. Melhora o processo de comunicação entre diferentes funções e também com seus clientes.

O ERP SIGER® possui módulos e recursos específicos para a gestão da indústria, clique aqui para conhecer.

Quer conhecer todos os recursos do ERP SIGER® para sua indústria?