Novidades no Rech Formprint

RFP (Rech Formprint) é uma ferramenta de edição e impressão de formulários gráficos, como etiquetas, rótulos ou relatórios, que permite a criação de layouts dinâmicos para os documentos do ERP SIGER®. Dessa forma é possível fazer ajustes e adaptações de acordo com a necessidade de cada cliente diretamente pelo ERP sem a necessidade de acionar a equipe de desenvolvimento.

Recentemente a ferramenta ganhou novos recursos e funcionalidades, confira:

Modelo RFP para orçamentos e retiradas

Até então não havia modelo RFP para o orçamento/retirada, a única forma de listar o orçamento em RFP era indicando que deveria utilizar o modelo do pedido interno. No entanto, isso tinha limitações pois ao indicar o modelo do pedido interno iria listar exatamente no mesmo layout do pedido e com as mesmas informações do pedido, não havia uma maneira de criar um RFP específico para o orçamento.

A partir de agora, ao invés de utilizar o layout de pedido interno para gerar o modelo RFP para orçamento e retiradas, passa a ser possível configurar como modelo padrão de impressão.

Como todos os modelos RFP, foi disponibilizado um layout padrão para o orçamento. Nesse layout foi seguido como base o do pedido interno, deixando o do orçamento bem semelhante ao que era listado antes, quando indicado que deveria usar o modelo do pedido interno.

Alteração de fonte via TAG no RFP

Em alguns documentos do RFP é necessário mudar a fonte de um texto para negrito em determinada palavra, ou então até trocar a cor da fonte de uma frase para dar destaque. Agora esse processo ficou muito mais fácil, tornando o RFP ainda mais dinâmico para criação de documentos.

Para isso, o Field precisa estar configurado com o atributo “Texto especial”. Assim, passa a ser possível mudar a fonte e a cor do texto com a tag /f[Fonte] e mudar a cor da fonte com /c seguido do identificador da cor.

Exemplo de uso de fontes com tags:

/f[Arial,10,bold]Teste de /f[Arial,15,bold]TAG com formatação /f[Arial,15,italic]especial/f[Arial,13]. Fim do teste.

Resultado:

Exemplos de tags:

  • /f[Arial,13] – Vai definir a fonte como Arial 13;
  • /f[Tahoma,13,bold,italic,1.5,2.0,0,1.0] – Vai definir a fonte como Tahoma 13, negrito, itálico e tamanhos específicos de largura e altura da fonte;
  • /f[Courier New,10,bold] – Define a fonte como Courier New 10, negrito.

Dica de uso: Configure a fonte no atributo “fonte” de um Field ou Static, utilizando o editor de fonte. Assim que finalizada a configuração, confirme na janela e utilize na tag de fonte o conteúdo conforme definido para o componente.

Seguindo o exemplo, se configurar um texto com a tag /f[Arial,13,bold], A fonte será definida conforme a configuração realizada, Arial 13, negrito.

Criação de Tabelas no RFP

A criação de tabelas no RFP passa a ser muito mais fácil! Com o novo recurso disponibilizado em bandas de detalhamento que vai facilitar muito a forma como apresentar informações em forma de tabela nos documentos gerados pelo RFP.

Foi criada uma propriedade para bandas de detalhamento que quando habilitada faz com que todos os componentes dentro da banda assumam a altura da banda. Ou seja, a posição y do componente vai ser definida para onde a banda começa e a altura do componente vai ter a mesma altura da banda. Já a posição x e a largura do componente vai manter o que estiver configurado nele.

A propriedade que define esse comportamento é “Altura dos componentes conforme banda”

O objetivo é que cada repetição desta banda seja uma linha de uma tabela e as colunas sejam os componentes dentro da banda.

Como todos os componentes terão a altura da banda, caso um field, com expansão, expandir a altura da banda, os demais componentes amarrados com a banda também serão expandidos, gerando uma linha de altura uniforme para criação de uma tabela.

Na imagem a seguir é demonstrado como criar uma tabela usando esse recurso.

Deste modo é possível, de forma muito facilitada, criar uma apresentação como no exemplo a baixo: