Emissão de DANFE Simplificado

Junto à emissão da Nota do Faturamento, será possível emitir o DANFE Simplificado, um formato de documento mais simples e dinâmico do que o formato A4 tradicional.

DANFE Simplificado e o DANFE Simplificado – Etiqueta são documentos auxiliares (assim como o DANFE A4, que é modelo tradicional), que acompanharão o trânsito da mercadoria. Cada um possui uma aplicação específica:

  • DANFE Simplificado, que pode ser utilizado para a emissão de nota fora do estabelecimento;
  • DANFE Simplificado – Etiqueta, que, conforme manual da NF-e:

Com o avanço do comércio eletrônico, surgiu a necessidade de simplificar o processo de impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica. A impressão do DANFE Simplificado – Etiqueta, possível de ser utilizado pelos contribuintes nas operações de venda a varejo para consumidor final em comércio eletrônico, venda por telemarketing ou processos semelhantes, ocorrerá seguindo os padrões técnicos estabelecidos nesta Nota Técnica, atendendo ao disposto no §5º-A da cláusula nona do Ajuste SINIEF 07/05.

ERP SIGER®  foi adaptado para que, junto à emissão da nota, seja possível emitir ambos documentos auxiliares.

Configuração

A configuração dos novos modelos de documento é realizada junto às séries de notas, na Empresa do Faturamento (FAT 1.2-A, <Nota fiscal>, <Séries/Faturas>). Quando indicado o tipo de nota “3-NF-e”, é habilitado o botão <Configurações de impressão do DANFE>.

Configuração nas séries

Será possível indicar o tipo de modelo utilizado para a impressão: A4 (padrão), Simplificado ou Etiqueta. Caso indicado o modelo simplificado ou etiqueta, permite-se configurar o modelo de impressão e se deverá emitir junto o modelo A4 (gerando dois modelos de documentos auxiliares no momento da emissão).

Configuração do DANFE

No momento da emissão da nota, a partir dessa configuração, irá gerar o documento. A impressora padrão para essa impressão também é configurável pela empresa (FAT 1.2-A, <Nota fiscal>, <Impressora da nota>).

Configuração da impressora

Já é usuário do ERP SIGER? A documentação oficial está disponível no Help do SIGER.

Configuração do modelo

O DANFE Simplificado/Etiqueta é um RFP, sendo extremamente dinâmico e permitindo um alto nível de customização.

Modelo padrão do DANFE Simplificado/Etiqueta

Contudo, o manual da NF-e dispõe de algumas regras que devem ser seguidas pelo modelo. Portanto, observando o cuidado que sempre tivemos com o modelo A4, o ERP SIGER® validará a informação dos dados básicos indicados no manual, notificando o usuário caso não encontre alguma informação obrigatória. Essa validação não impede a emissão do modelo, mas notifica o usuário – pode ser que tenha informado um dado equivalente e não tenhamos como identificar isso. Além disso, orientações de tamanho mínimo de fonte e papel não podem ser validadas pelo sistema.

Validação de dados obrigatórios. No caso, é removida a tag de identificação do DANFE Simplificado/Etiqueta

Observação: Caso não esteja visualizando o GIF, clique na imagem para abrir em uma nova aba.

Cópia de notas (reimpressão)

Ao realizar a cópia de uma nota faturada, é possível indicar qual modelo de documento deseja imprimir caso não seja uma série configurada como modelo A4.

Opções de formato de impressão do DANFE ao copiar uma nota de série configurada como Simplificado/Etiqueta

A documentação oficial está disponível aqui.

Casos de uso do DANFE A4

Mesmo quando configurada uma série com o modelo Simplificado/Etiqueta, o modelo A4 será utilizado para visualização da prévia do DANFE e envio do e-mail da nota. Além disso, notas especiais são sempre emitidas com o modelo A4.