Confira as novidades do RFP – Rech FormPrint para a área Fiscal

RFP (Rech Formprint) é uma ferramenta de edição e impressão de formulários gráficos, como etiquetas, rótulos ou relatórios, que permite a criação de layouts dinâmicos para os documentos do ERP SIGER®. Dessa forma é possível fazer ajustes e adaptações de acordo com a necessidade de cada cliente diretamente pelo ERP sem a necessidade de acionar a equipe de desenvolvimento.

Recentemente a ferramenta recebeu novos recursos que otimizam ainda mais seu uso. Confira!

Novo layout RFP para Demonstrativo de Faturamento

Uma nova forma de geração do relatório demonstrativo de faturamento, Módulo de Livros Fiscais, foi disponibilizada, agora no formato RFP.

Escritórios de contabilidade, por exemplo, frequentemente precisam enviar demonstrativos de faturamento de seus clientes para o banco. No entanto, alguns clientes solicitaram uma flexibilidade maior para formatação do modelo da apresentação do atual gerador do demonstrativo, LFI 3.7-B.

Devido a essa limitação, quando o cliente ou banco solicitava o demonstrativo de faturamento da empresa, o escritório precisava criar todo o documento manualmente no Word. Isso demandava tempo e, muitas vezes, resultava em erros como a digitação de números invertidos ou o esquecimento de informações importantes. Esses erros tornavam difícil a substituição do documento incorreto após o envio ao banco.

Com base nisso, foi criada uma nova opção para listar esse demonstrativo – o menu LFI 3.7-C. Essa nova opção disponibiliza um layout totalmente editável, permitindo a inclusão ou remoção de TAGs, listagem de assinaturas, formatação de período ou qualquer outra edição desejada, o que dá maior liberdade ao usuário. Ao final do processo, é gerado um arquivo em PDF no formato escolhido.

Foram oferecidos dois layouts padrão para o demonstrativo: um mais detalhado, semelhante ao relatório do LFI 3.7-B, e outro simplificado, que lista basicamente o período e o faturamento correspondente.

Relatório demonstrativo de faturamento simplificado disponibilizado aos clientes, contendo apenas o período e valor correspondente ao faturamento.

É importante destacar que o cliente tem a liberdade de criar quantas variações de layout desejar.

Edição de tag no formato período para RFP e DOCX

Ainda no Módulo Fiscal, ficou disponível nos formulários RFP e DOCX a possibilidade de exportar uma tag já indicando que se trata de uma informação de período, semelhante ao que já existe para tag no formato data.

Atualmente, quando um programa está exportando as tags para preencher formulários RFP/DOCX, já pode indicar se o conteúdo é um número inteiro, um valordatahora, quantidade, ou então o tipo padrão que é string (um texto). É importante exportar as informações com o tipo adequado para que o usuário possa utilizar rotinas mais específicas que facilitam a edição, como por exemplo editar valores por extenso ou extrair o dia a partir da data.

Até então, quando houvesse uma informação que é apenas um período, os programas acabavam informando ao formulário como se fosse uma data completa. Isso obrigava o usuário a fazer edições manuais para exibir apenas o período e poderia causar problemas caso, por exemplo, não tenha informação do dia e usuário tentasse extrair essa informação: