8 perguntas que você deve fazer na avaliação de fim de ano da sua empresa

Como fazer a avaliação de fim de ano da sua empresa?

À medida que mais um ano se aproxima, muitas empresas já estão trabalhando na avaliação de fim de ano e em suas previsões e planos de negócios para o próximo ano. É uma época em que muitos de nós examinamos relatórios e indicadores, analisando os meses anteriores e nossos resultados ano a ano. Analisamos nosso desempenho, definimos novas metas e descobrimos como vamos alcançá-las.

Mas muitas vezes falta uma coisa na previsão anual e no processo de planejamento de negócios. Muitos de nós não aproveitam a oportunidade para sair dos números e realmente colocar nosso desempenho de negócios em contexto. Nem sempre fazemos perguntas mais amplas e conceituais para nos ajudar a fazer uma avaliação mais qualitativa do que está acontecendo e para onde precisamos ir.

Neste artigo, examinamos oito perguntas que as empresas e outras organizações devem fazer para olhar além dos pontos de dados e chegar a verdadeira essência do seu negócio e como fazer um progresso significativo no próximo ano.

Vamos dar uma olhada nas oito questões principais para você fazer na avaliação de fim de ano da sua empresa.

1. O que realizamos este ano?

Comece sua avaliação de fim de ano reservando algum tempo para fazer a avaliação de fim de ano da sua empresa e descobrir o que você realmente realizou neste ano.

É mais do que apenas receita e lucros ou indicadores de produção. Quais projetos importantes você concluiu? Quais iniciativas estratégicas você lançou com sucesso? O que você conquistou que seria um verdadeiro motivo de comemoração?

Você ingressou em um mercado novo e lucrativo? Introduziu um novo produto? Fortaleceu sua organização ao contratar melhores talentos?

Em um nível superior, você avançou em sua missão? Você deu passos significativos para concretizar a visão da sua empresa? Cumpriu seus valores como organização?

As coisas que você realmente celebraria agora podem ajudá-lo a determinar o que deve ser um foco importante no futuro. Aproveite a oportunidade para documentar e reconhecer essas realizações e use-as como fonte de inspiração e orientação ao desenvolver seus planos para o próximo ano.

2. O que deu certo e o que não deu?

Junto com realizações e sucessos, você pode ter fracassado. Pergunte a si mesmo durante a avaliação de fim de ano da sua empresa, o que deu certo neste ano e o que não deu.

Se você definiu metas, quais alcançou e quais não? Existem razões específicas pelas quais algumas coisas correram bem e outras não?

Quais foram as chaves para o seu sucesso em áreas e atividades específicas? Foi a estratégia certa, os recursos certos, um golpe de sorte ou outra coisa?

Por que outras coisas não foram tão bem? Alguns de seus objetivos eram irrealistas ou excessivamente agressivos? Mudanças inesperadas no mercado afetaram seus planos originais? Você estava com falta de recursos? Algumas metas exigiram mais orçamento, foco ou esforço do que você poderia fornecer?

Reserve algum tempo para examinar o que é bom e o que precisa melhorar e aplique as lições aprendidas a seus planos futuros.

Avalie também os aspectos qualitativos.

3. O que realmente fez a diferença e como isso aconteceu?

Ao conduzir sua avaliação de fim de ano, você inevitavelmente descobrirá que algumas de suas atividades e iniciativas de negócios fizeram uma diferença real, enquanto outras não moveram o cursor.

Às vezes, o maior impacto vem de lugares inesperados, e os esforços com maior ênfase ou importância percebida não geram resultados esperados.

Um novo produto foi bem-sucedido além de suas expectativas e gerou receita inesperada? O que possibilitou esse sucesso? Houve algo diferente sobre como você desenvolveu e lançou o produto? A necessidade ou demanda do mercado foi maior do que suas projeções?

Um canal de marketing específico gerou grande parte de suas novas oportunidades e crescimento? Por que o canal teve tanto sucesso? Como ele difere dos outros canais que você usou e o que isso pode significar para o próximo ano?

Aprender o que fez a diferença e como aconteceu o ajudará a tomar melhores decisões no futuro. Ele pode informar seu planejamento para o próximo ano e ajudá-lo a ajustar seu orçamento, recursos e estratégia. Dessa forma, você pode desenvolver o que deu certo e se concentrar mais nos fatores que fazem a diferença e menos nas atividades de menor impacto.

4. Qual é a nossa missão e visão, e quais são os nossos valores?

Ao fazer a avaliação de fim de ano da sua empresa, também é importante manter uma perspectiva geral de longo prazo. Para isso, é útil revisitar a missão, a visão e os valores da sua organização. É uma oportunidade de avaliar o seu ano em relação a esses três pilares.

Sua missão é normalmente o propósito central de seu negócio. É a essência do que você faz e a razão pela qual está fazendo isso.

Sua visão é geralmente um objetivo mais estratégico e orientado para o tempo, o que define sua estratégia e objetivos. Frequentemente, você terá como objetivo alcançar essa visão dentro de um determinado período de tempo.

Seus valores são normalmente as declarações que capturam a maneira como sua organização envolve o mundo e como você faz negócios. Em teoria, seus valores devem orientar suas decisões principais, ajudá-lo a contratar os recursos certos e orientar o trabalho que você faz todos os dias.

Muitas empresas estabelecem uma missão, visão e valores, mas na verdade não vivem de acordo com eles. Com muita frequência, esses objetivos se perdem na rotina diária para cumprir metas, impulsionar métricas e realizar o trabalho.

Quando foi a última vez que sua organização revisou sua missão, visão e valores? Você avalia regularmente suas atividades e iniciativas em relação a essas diretrizes?

Use sua revisão de fim de ano para começar e faça dessa avaliação uma parte regular de seu planejamento estratégico e definição de metas para o próximo ano. É uma boa maneira de lembrar a todos na organização o que você está se esforçando para alcançar e garantir que seus objetivos e princípios gerais não sejam esquecidos.

5. Quem é a única pessoa a quem servimos?

No centro de muitas missões organizacionais está o cliente ideal que tentamos atender. É também o ponto focal para o que muitas empresas fazem, de vendas e marketing ao desenvolvimento de produtos e atendimento ao cliente.

Ao revisar seu ano, pense no que os resultados significam para aquele cliente ideal. Nós ajudamos essa pessoa? Resolvemos seus problemas e tratamos de seus pontos fracos? Cumprimos o que prometemos?

Manter o cliente ideal em mente pode ajudá-lo a sair do pensamento isolado e das preocupações puramente organizacionais. Você pode avaliar seu desempenho atual e futuro em comparação com a pessoa real a quem deveria servir. Isso não apenas ajuda a mantê-lo com os pés no chão, mas é importante para manter o foco centrado no cliente.

Isso, por sua vez, pode ajudá-lo a tomar melhores decisões e planos, com foco na solução dos problemas do seu cliente ideal e na entrega de melhores resultados no ano que vem.

6. O que devemos fazer no próximo ano?

Defina as metas e estratégias para o próximo ano.

Todas as perguntas anteriores contribuem para uma análise qualitativa que o ajudará a priorizar e escolher as estratégias e ações corretas para o ano seguinte. Você pode combinar os insights resultantes com métricas de desempenho e análise de dados para desenvolver orientações quantitativas e qualitativas para o futuro.

Dessa forma, você não está apenas processando dados para chegar a projeções predeterminadas ou metas numéricas para o próximo ano. Você está reservando um tempo para refletir sobre o ano em curso e realmente aprender o que aconteceu, o que é importante, o que deveria ser importante e como você pode desenvolver isso.

Conforme você direciona esta reflexão para um plano voltado para o futuro, ajuda a restringir as coisas a algumas prioridades estratégicas de alto nível para o ano que vem. Você deve escolher metas e objetivos específicos para perseguir essas prioridades e começar a esboçar uma lista de projetos e trabalhos em andamento que o ajudarão a chegar lá.

Ao longo do caminho, também é importante avaliar suas metas e objetivos e avaliar se você está sendo realista ou excessivamente agressivo. As metas de expansão são uma forma popular de encorajar as organizações a exceder suas metas básicas, mas uma extensão excessiva pode ser autodestrutiva e desmotivadora. Esta é outra área em que uma avaliação qualitativa pode ser útil para equilibrar uma abordagem baseada em dados.

7. O que podemos fazer para começar bem no primeiro trimestre?

Depois de começar a planejar para o próximo ano, uma das decisões mais importantes é o que deve acontecer primeiro. Em particular, o que podemos fazer durante os primeiros três meses do ano para alcançar algumas realizações e dar um forte início ao cumprimento de nossas metas anuais?

Pequenas vitórias criam impulso, por isso geralmente é melhor começar com projetos e metas que você pode concluir e alcançar logo no início. Salve os projetos maiores para o final do ano ou desenvolva-os durante o primeiro trimestre, criando projetos e metas menores e relacionados que você pode realizar agora.

8. Quem vai nos ajudar a fazer isso?

Obviamente, se você estiver desenvolvendo um plano para o próximo ano, precisará dos membros da equipe, das habilidades e das ferramentas certas para executá-lo.

Ao definir metas e identificar o trabalho e os projetos que precisam ser realizados, avalie sua organização para identificar quaisquer lacunas de conhecimento, deficiências, ferramentas ou áreas em que possa ser necessário ampliar e melhorar.

Você tem recursos suficientes disponíveis nas áreas mais importantes? Você tem as pessoas certas com as habilidades certas para conduzir as atividades-chave de que precisa para ter sucesso? Você possui as ferramentas certas para dar apoio a todos os processos envolvidos?

Avalie sua organização e descubra oque o ajudará a executar seu plano, sejam pessoas, recursos ou ferramentas.

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Fonte: https://www.graphite.com