2017/09 – Melhorias nas Rotinas Contábeis

Confira algumas melhorias nas Rotinas Contábeis disponíveis a partir da versão 16.20 do ERP SIGER®.

Gerar XML do lote a ser excluído

Na exclusão de lotes passa a gerar um arquivo XML de cópia do lote e seus lançamentos. A partir desta cópia, tornou-se possível recuperar estes lançamentos posteriormente. 

Ao ser feita a cópia do lote, é armazenado o arquivo XML na subpasta LOTEXC encontrada na pasta RLS do ERP SIGER®. O arquivo será nomeado com a seguinte disposição:

* Esta cópia dos lotes está disponível a partir da versão 16.20e.

 

Recuperação de lotes excluídos a partir da Manutenção de Lotes

Foi criada uma nova opção na manutenção de lotes para recuperar os lotes excluídos (Módulo 1-CTB, menu 2.4-Z). Esta opção permite que seja recuperado um ou mais lotes de uma só vez. A janela abaixo foi criada para permitir ao usuário a seleção dos lotes nos quais deseja fazer a recuperação. Além de mostrar a localização das cópias dos lotes excluídos, possui a opção de indicar se deve apagar o arquivo XML após a importação do lote.

* Esta opção de recuperar lotes está disponível a partir da versão 16.30c.

Os lotes excluídos recuperados pela manutenção de lotes podem ser identificados pela nova origem criada: “Recuperação de lotes excluídos” conforme imagem abaixo.

 

Geração de DRA – Demonstração do Resultado Abrangente

Foi disponibilizada a geração da Demonstração do Resultado Abrangente (DRA), atendendo às normas internacionais de contabilidade. A DRA tem os mesmos comportamentos das outras demonstrações que já são geradas, como por exemplo: DFC, DVA e DLPA.

A partir da versão 16.30c, será possível gerar a mesma no Módulo 1-CTB, menu 4.3-N Listagem DRA ou 1-CTB, menu 4.1-T Emite Liv.Diário Completo.

Para isso, é necessário realizar algumas configurações previamente. Primeiro deve-se configurar os totalizadores DRA na tabela genérica 67-Totalizadores para demonstrações contábeis:

Em seguida configurar as contas com os totalizadores.

Após configuradas as contas, ao gerar o DRA no menu 4.3-N já serão mostrados os valores automaticamente.