2015/04 – Nova forma de vinculação do Plano Referencial, trazida pela versão 3.0 da ECD

Foi implementada no ERP SIGER®, a partir da versão 14.10f, com liberação para atualização a partir de 02/03/2015, nova forma de vinculação do Plano Referencial do ECF – Escrituração Contábil Fiscal e ECD, para atender as mudanças trazidas com a versão 3.0 da ECD.

Visto que o Plano Referencial, a partir de 2014, é o mesmo entre Escrituração Contábil Digital e Escrituração Contábil Fiscal, foram efetuados ajustes no SIGER® de forma a configurar uma única vez o Plano de Contas para ambas declarações.

Para a correta vinculação, deve ser visto o procedimento que segue:

1 – Verificar no cadastro da empresa, módulo Contábil, menu 1.2.A, botão Plano de Contas” a Qualificação da Pessoa Jurídica, pois essa determinará o Plano Referencial que será utilizado, uma vez que este é específico por Qualificação.

 

2 – Após configuração no cadastro da empresa, vide menu 1.6, Botão “Dados Adicionais”, selecionando-se uma conta.

Anteriormente a essa alteração, eram acessados dois campos, com a vinculação de dois Planos Referenciais

 

3 – Uma forma mais ágil de configurar o Plano Referencial é através do menu 1.6.V- Vincula Plano Ref. SPED:

Clicar em Avançar e aparecerá a seguinte tela com as contas a serem vinculadas:

Marcar a conta a ter o Plano Referencial vinculado. Ainda, há a opção de utilizar o “F9” para alterar aqueles já possuem vinculação.

Cabe ressaltar que pode ser configurado o Plano Referencial na conta sintética que o sistema replicará esta para as contas analíticas

Através do “F8” no campo “Conta do Plano Referencial”, abrirão as contas a serem vinculadas.

Visto que até 2013 a Escrituração Contábil Digital possuía Plano Referencial próprio, quando aberto para configurar o novo Plano em 2014 é possível que apresente divergência, a qual deverá ser ignorada.

Para conferência do que há de vinculação, pode ser emitido relatório via menu 1.6.S.

Caso a empresa tenha feito a vinculação em uma Sigla e queira replicá-la para outras que possuam a mesma estrutura do Plano de Contas, basta utilizar o menu 1.6.X.

 

4 – Quanto ao envio do Plano Referencial, fica a critério da empresa. No momento da geração da declaração irá fazer essa opção.

Caso marcado a opção acima, irá gerar para o arquivo SPED o Plano Referencial, Registro I051.