2014/01 – Novo Recurso: Facilitador para Cadastro de Combinações

A Rech Informática desenvolveu um novo recurso para empresas que possuem o Sistema de Programação e Controle da Produção para Calçados (PCP). A funcionalidade é direcionada principalmente para empresas calçadistas, mas pode trazer grandes benefícios para outros segmentos que utilizam combinações e aceitam que os clientes determinem variações na composição dos seus produtos no ato da venda.

Com a funcionalidade, que estará disponível a partir da versão 13.20a, no momento da venda o sistema permitirá, de forma bastante prática e rápida, uma simples alteração do insumo para o componente, e gravará de forma automática uma nova combinação para a respectiva formulação.

Para isso foi criada uma parametrização no sistema para permitir o cadastramento automático de combinações na inclusão de pedidos do Sistema de Vendas e Faturamento.

Confira como o utilizar o novo recurso:

Acesse o menu 1.1-P, botão “PCP”. No campo “Tipo cad.insumos formulação” precisa estar com a opção “2-Por Grupo/Cor”. No botão “Dad.Adic.Itens” precisa marcar “Permite sel.cor item do ped”.

No cadastro da formulação, combinação sequência zero, são informados os grupos de produtos dos insumos que serão permitidos para cada componente da formulação. Será preciso cadastrar uma combinação sequência 9999, a qual deverá ser o produto/cor padrão para o cadastro, que servirá de base para os próximos cadastros automáticos do sistema. Nesta, nos dados adicionais do item da formulação, para os componente que permitem variação de material, marcar o flag “Permite variação mat/cor”.

No item do pedido do faturamento, caso o usuário pesquise e não encontre a combinação apropriada à solicitação do cliente, deixar como combinação zero e no botão “Sel.Cores” poderá alterar os insumos que permitem a variação de material/cor. Ao avançar dessa janela, cria uma nova combinação com próximo código livre e grava no item do pedido do faturamento.

No item do pedido do Sistema de Vendas e Faturamento, passou a aceitar a janela de complementos da fórmula, mesma janela que aceita no item do pedido do PCP. Nessa janela, será possível incluir/alterar/excluir componentes da combinação.

No item do pedido do Faturamento, será possível informar carimbos e uma observação, os mesmos dados que aceita no item do pedido do PCP. Esses carimbos/observações, informados no primeiro item, sendo replicados para os demais e aceitando a sua alteração.