Módulo de Contabilidade agora com Importação via SPED ECD

Conheça uma nova funcionalidade que será uma grande aliada dos escritórios contábeis na captação de novos clientes, facilitando a migração dos dados para o SIGER®.

O módulo de Contabilidade ganha uma nova funcionalidade: a importação de plano de contas e movimentação contábil a partir do arquivo SPED ECD. A nova rotina pode ser acessada através do menu CTB 5.2-S.

Seleção inicial

Após informado o nome do arquivo SPED ECD, devem ser definidas algumas configurações para indicar se será importado o plano de contas, o saldo, os movimentos (lotes e lançamentos), etc.

A ideia principal foi deixar a rotina configurável para que o SIGER® consiga processar os arquivos de SPED ECD gerados por outros sistemas, não apenas SIGER®-SIGER®. Este era um dos principais requisitos do projeto, já que os escritórios têm dificuldade de importar informações geradas por terceiros.

Neste menu um único arquivo poderá importar mais de uma tabela, o que também trará ganhos de produtividade para nossos clientes.


Contas contábeis

As contas contábeis do arquivo SPED ECD sempre devem ter vinculação com as contas contábeis do SIGER®. O campo “Importa plano de contas” permite indicar se as contas serão incluídas a partir da importação ou se estas já existem no SIGER® para que sejam vinculadas ao arquivo.

A vinculação das contas pode ser feita através do grid (imagem acima) informando as contas individualmente (DE x PARA). Também há facilitadores para que a os códigos sintéticos e analíticos sejam montados automaticamente a partir do conteúdo do arquivo SPED ECD.


Movimentos contábeis

Depois do processamento das contas contábeis, caso indicado na seleção inicial, são importados os movimentos (lote e lançamentos contábeis). Os campos são carregados a partir das informações contidas no arquivo SPED ECD.

A importação de lote de encerramento é opcional, possibilitando que o encerramento seja feito através do SIGER® posteriormente.


Relação entre arquivo SPED ECD e tabelas do SIGER®

Registro do SPED ECDTabela do SIGER®
I050Plano de contas
I051Plano de contas referencial
I075Históricos
I200Lotes contábeis
I250Lançamentos contábeis
J005, J100 e J150Saldo das contas