Você sabe o que é Custo por Absorção e quais suas vantagens?

Gestão Estoque Custos

Você já ouviu falar do Custeio por Absorção? Sabia que com ele você pode reduzir alguns tributos?

Nosso Consultor Rogélio Santana escreveu um artigo para explicar esse conceito e como sua empresa poderá ter uma chance real de menor tributação.

O Custeio por Absorção e suas vantagens

Os estoques de produtos fabricados e em fabricação devem ser reconhecidos na contabilidade pelo seu custo de produção, composto de materiais mais custo industrial.

A forma de fazer essa valorização dos estoques é pela contabilidade de custos, conforme instrui o Art. 306 do Decreto nº 9580, de 22 de novembro de 2018, conhecido como Custeio por Absorção.

Na ausência de um método de custeio da produção, a empresa precisa avaliar seus estoques em 70% do maior preço de venda no período de apuração para os produtos prontos e em 56% do maior preço de venda no período de apuração para os produtos em fabricação.

Empresas do Lucro Real se beneficiam muito utilizando o método de Custeio por Absorção, principalmente se possuem estoque de produtos prontos. Nesse método é reconhecido os custos reais de produção, ao passo em que no método de 70% e 56% a avaliação dos estoques é feita de forma estimada e isso sempre resulta em maior valorização dos estoques, aumentando a margem para o Imposto de Renda e a Contribuição Social.

Ou seja, com o Custeio por Absorção há uma chance real de menor tributação de Imposto de Renda e Contribuição Social, por reconhecer os custos reais dos produtos fabricados e em elaboração no período.

Está pensando em passar para Lucro Real? Avalie também a possibilidade de adotar o Custeio por Absorção. Assim você aumenta as chances de reduzir a oneração com os tributos de Imposto de Renda e Contribuição Social, além de ter em mãos a gestão dos custos de seus produtos.

ERP SIGER® possui um módulo específico para gerenciar o Custo por Absorção, conheça o Módulo de Controle de Custo Integrado de Estoque.