Rech investe mais de meio milhão na Geração de Energia Fotovoltaica

Desde abril de 2022, a Rech passou a produzir 100% da energia necessária para sua operação a partir de painéis solares. Foram instalados 249 painéis solares Helius 465w com tecnologia Half-cell.

A tecnologia half-cell consiste na construção de módulos fotovoltaicos com células cortadas ao meio. No lugar das tradicionais células quadradas, utilizam-se células retangulares.

O que se consegue com isso são módulos mais eficientes e com aproximadamente as mesmas dimensões e o mesmo custo de um módulo comum.

O objetivo principal desse tipo de sistema é evitar os problemas de sombreamento que deixe todo o painel inoperante, com um diagrama de circuito diferente é possível dividir o painel em dois circuitos, colocando 3 diodos by-pass no meio do módulo, se a área “A” for afetada por algum objeto que venha ocasionar uma zona de sombreamento o painel não terá perda de potência completa, diferente do módulo padrão.

Com 12 inversores a capacidade de total de geração dos painéis (pico) é de 115,79 kWp e a capacidade total de injeção de energia elétrica (pico) é de 98 kWp.

A empresa responsável pelo projeto foi a Orizon Energia Solar e contou com um investimento de total de R$ 585.495,00.