Rastreabilidade de Produtos e Lotes: o que é e como implementar na indústria?

O que é e como implantar a rastreabilidade de produtos e lotes

O grande benefício da rastreabilidade de produtos e lotes é a possibilidade de rastrear todos os movimentos do estoque, de ponta a ponta. Isso significa que você poderá controlar todo o processo do despacho ou retorno do produto por meio das etapas operacionais.

Esse post busca examinar a rastreabilidade de produtos e lotes na indústria, trazendo a sua importância, benefícios e como implementar.

O que é rastreabilidade de Produtos e Lotes na fabricação? 

Rastreabilidade é o processo de rastrear (e documentar) todas as suas matérias-primas, peças e produtos acabados em todo o processo de fabricação.

O próprio termo é definido a partir de “Rastreamento” e “Capacidade” e é usado para descrever a capacidade de rastrear produtos por todos os processos da produção.

Possuir o processo de rastreamento para a fabricação, permite que você tenha em mãos informações históricas sobre os produtos, como:

  • Fornecedores
  • Itens
  • Notas de inspeção
  • Detalhes de fabricação
  • Tempo gasto em cada estação de trabalho
  • Distribuidores

Existem duas perspectivas quando se trata de rastreabilidade do produto:

Rastreabilidade da cadeia  

Trata-se da rastreabilidade de produto para frente e para trás. Permite rastrear os produtos desde a matéria-prima até o distribuidor. E os distribuidores ou consumidores podem entender de onde veio o produto.

Rastreabilidade interna    

Nesse caso, a rastreabilidade do produto tem um escopo limitado, como o monitoramento de uma fábrica específica. Por exemplo, se você usa  beneficiamento externo, as informações que você recebe sobre seus componentes são rastreabilidade interna.

Por que a rastreabilidade do produtos e lotes na fabricação é importante?

Por que a rastreabilidade é importante?

Imagine que sua indústria está em um cenário e crescimento e a quantidade de produtos produzidos só aumentam.

Muito bom, certo? Mas basta um lote de produtos com defeito para:

  • Clientes cancelando
  • Prejuízo para marca
  • Impacto nos resultados financeiros
  • Acabe com o crescimento

Nesse cenário que por mais hipotético é muito possível em qualquer empresa, caso você não tenha um sistema eficiente de rastreabilidade, torna-se impossível fazer o recall de um item com defeito ou contaminado, por exemplo.

É por isso que ter sistemas para melhorar a rastreabilidade do produto é essencial.

Não apenas para produtos com vida útil curta, mas para produtos que ficarão desatualizados devido aos avanços tecnológicos.

Muitas vezes você pode pensar que não é necessário investir em um sistema de rastreabilidade por não vender produtos perecíveis.

Porém, os benefícios de um sistema desse tipo, vão desde a eficiência produtiva ao controle de qualidade. Uma vez que você tem controle total em tempo real do processo e o que pode estar causando problemas.

Agora que já definimos o que é e por que você precisa implementar um sistema de rastreabilidade, vamos abordar os benefícios?

Benefícios da rastreabilidade na fabricação

Benefícios da rastreabilidade do estoque.

Ao iniciar o uso da rastreabilidade do produto, você já irá perceber alguns benefícios, como:

1. Análise de causa raiz 

Controlar todo o trajeto do produto permite que você possa realizar uma análise aprofundada de todas as rotas, para identificar a causa de possíveis problemas. Você poderá avaliar aspectos como onde a sua produção está com baixo desempenho.

Por exemplo, se alguns produtos acabados apresentarem defeitos, você terá uma visão geral de toda a sua linha de produção para que possa identificar onde os defeitos estão ocorrendo, como:

  • Os produtos perderam um processo específico, como uma verificação de qualidade
  • Um novo membro da equipe está cometendo erros e precisa ser treinado
  • Uma ferramenta ou máquina com defeito precisa de conserto

2. Melhoria contínua     

Da mesma forma que identificar a causa de um problema, você pode usar a rastreabilidade para desenvolver uma rotina de melhoria contínua no processo produtivo.

No entanto, a maior diferença é que com o contínuo, você e os membros da sua equipe assumirão a responsabilidade de identificar ineficiências no chão de fábrica, desenvolver planos e implementar melhorias.

Os sistemas de rastreabilidade do produto são essenciais para oferecer dados em tempo real e preciso, permitindo a realização de auditorias nas operações, o que garante o bom funcionamento da fabricação.

3. Mapeamento do fluxo de materiais e informações

O mapeamento de fluxo de material e informações é um método de gerenciamento enxuto para ajudá-lo a entender seu processo de manufatura e como otimizá-lo para obter o máximo valor da manufatura.

Esse mapeamento vai auxiliar você a monitorar:

  • Etapas de operação
  • As quantidades de matéria-prima necessárias
  • O tempo que o produto passa em cada estação de trabalho

4. Qualidade e engajamento 

Incluir a rastreabilidade do produto em sua manufatura significa que você e os membros da equipe podem assumir a responsabilidades e estarem mais engajados ao longo do chão de fábrica, tendo os processos para monitorar continuamente o progresso.

Os sistemas de rastreabilidade do produto permitem que você identifique se precisa de verificações extras de qualidade ao longo do processo de fabricação para evitar a chance de um produto com defeito ser enviado a um cliente ou distribuidor.

5. É sua obrigação  

Finalmente, muitas indústrias de manufatura são altamente regulamentadas e ter a rastreabilidade do produto é um requisito legal.

É por isso que, se você trabalha em uma dessas áreas altamente regulamentadas, encontrar  sistemas de gerenciamento de estoque em lote  que possam rastrear o desenvolvimento de seu produto de ponta a ponta e lidar com números de lote é importante para evitar qualquer um dos problemas mencionados.

Esses foram os benefícios de usar a rastreabilidade do produto em sua fabricação. Mas como você pode melhorar a rastreabilidade do produto?

Como melhorar a rastreabilidade de produtos e lotes? 

Como melhorar a rastreabilidade do estoque.

Se você deseja começar a melhorar a rastreabilidade do produto na sua indústria, você pode seguir estes três pontos:

1. Rastreamento e manutenção de registros          

Se você precisar fazer um recall de produto, sua prioridade será identificar todos os produtos afetados, para que você possa informar melhor o público quando publicar o aviso.

Sem os registros adequados, a localização dos produtos será difícil e, em última análise, aumentará o custo do recall do produto, sem mencionar o dano que isso causará à sua marca.

Os sistemas de rastreabilidade do produto permitem que você mantenha registros de:

  • Números de lote e datas de produção
  • Números de pedido de produto
  • Datas de expiração
  • Data de produção

2. Visibilidade da cadeia de suprimentos       

Para melhorar a rastreabilidade dos produtos e lotes, você também pode contar com informações sobre a cadeia de suprimentos. Sem essas informações, é possível que você precise iniciar mais recalls do que o necessário.

Você precisa ser capaz de rastrear seus lotes tanto para os varejistas quanto para os fornecedores, tendo um sistema que pode identificar rapidamente o histórico dos produtos por seus números de lote.

3. Monitoramento proativo       

Quanto mais tempo você deixa os produtos defeituosos em circulação, mais difícil se torna rastreá-los à medida que avançam pela cadeia de suprimentos.

Um dos objetivos de melhorar a rastreabilidade do produto é a capacidade de detectar problemas de forma proativa, para que você possa eliminar qualquer problema potencial pela raiz e evitar que se transforme em um problema ainda maior.

Ser proativo se torna muito mais fácil se você estiver usando sistemas de rastreabilidade de produtos que fornecem informações em tempo real do progresso da produção, para que você possa ver os problemas imediatamente assim que eles aparecerem.

Agora que você conhece os benefícios da rastreabilidade e como melhorá-la, precisa de um sistema que possa ajudá-lo a reunir tudo isso. Conheça o Módulo de Rastreabilidade de Lotes do ERP SIGER®.

Quer conhecer todos os recursos do SIGER para sua indústria?