Controle de Entregas das Ordens de Compras totalmente atualizado!

O time de Desenvolvimento da Área de Materiais, acaba de concluir uma reformulação completa na rotina de Controle de Entregas das Ordens de Compras do Módulo de Compras, os novos recursos agregam muitas facilidades ao processo e estão disponíveis a partir da Versão 21.20a do ERP SIGER®.

Confira!

Campos gravados por entrega

Os dados originais passam a ser mantidos na ordem de compra e no item, já que algumas informações dessas entidades eram modificadas a cada entrega. Por exemplo, ao fazer uma entrega para um fornecedor diferente do fornecedor da ordem de compra, o sistema alterava o fornecedor na capa da OC.

A partir de agora, todas as informações da OC e do item se manterão, ficando a cargo da entidade de entregas guardar as informações provenientes de cada entrega. Com isso, foi possível eliminar vários campos das tabelas de OC e item da OC que eram utilizados para controle das entregas e dos “dados originais”.

Alguns campos que passaram ser gravados por entrega:

  • Fornecedor da nota de entrega: Antes alterava o fornecedor na capa da OC e gravava um “fornecedor original”.
  • Produto entregue: Antes alterava o produto do item da OC e gravava um “produto original”.
  • Local de estoque do item da nota de entrega: Antes alterava o local de estoque do item.
  • Dados de qualidade do item da nota de entrega: Antes gravava esses dados no item.
    • Especificações do produto
    • Contagem x quantidade da nota fiscal
    • Inspeção visual do produto
  • Dados do movimento de entrega: Antes gravava esses dados no item.
    • Data/hora de gravação da entrega
    • Usuário de gravação da entrega
    • Data da nota de entrega
    • Série/número da nota de entrega
    • Quantidade entregue
    • Valor total do item da nota de entrega

Também foram eliminados do item da ordem de compra os campos “Número do item parcelado” (mori-nip) e “Número do item original” (mori-nio) que eram utilizados para controle do parcelamento dos itens.

Novos campos gravados por entrega

Também foram criados novos campos que antes não eram gravados no item da ordem de compra. Esses campos ajudam a identificar o lançamento que fez a entrega do item.

  • Origem da entrega
    • Lançamento de nota fiscal
    • Lançamento de nota de serviço
    • Nota do Faturamento
    • Atualização dos dados de entrega
    • Nota do Financeiro
  • Número do item da nota de entrega
  • Natureza de operação da nota de entrega
  • Sequência da natureza de operação da nota de entrega
  • Combinação do produto entregue
  • Identificador da configuração do produto entregue

Listagem das entregas no gerador de relatórios

No gerador de relatórios será necessário selecionar a nova tabela de entregas para listar os dados das entregas dos itens da ordem de compra, antes gravados na tabela de itens. Para evitar grandes transtornos aos usuários, foram criados campos complementares na tabela de itens (tabela 42-Itens da Ordem de Compra), com o mesmo nome dos campos que foram eliminados, para listagem ou consulta dos dados da primeira entrega do item.

Relatório no gerador da tabela de entregas
Relatório no gerador da tabela de entregas
Relatório no gerador da tabela de itens com dados da primeira entrega
Relatório no gerador da tabela de itens com dados da primeira entrega

Novos controles no item da Ordem de Compra

A fim de controlar as diversas entregas que um item de ordem de compra poderá ter a partir de agora, novos campos foram criados na tabela de itens da OC.

O item da ordem de compra passa a contar com novos campos de quantidade, já que a quantidade encomendada (também chamada de quantidade solicitada) sempre irá representar o total de quantidade do item já que não será mais modificada pelas entregas parciais.

  • Quantidade entregue: É a quantidade total já entregue para o item. Essa quantidade poderá ser menor que a quantidade encomendada (no caso de entregas parciais) ou até maior.
  • Quantidade cancelada: É parte ou total da quantidade encomendada do item que foi cancelada, seja no momento da entrega parcial com cancelamento do saldo ou pelo cancelamento da ordem de compra no COM 2.4-N.
  • Quantidade em aberto: É a quantidade que ainda poderá ser entregue para o item. Essa quantidade é calculada a partir da quantidade encomendada descontando a quantidade entregue e quantidade cancelada.

Além dos novos campos de quantidade, o item da ordem de compra passa a ter uma nova situação: 5-Parcialmente entregue. O item assumirá essa situação quando houver alguma quantidade já entregue e ainda houver quantidade em aberto.

Novas quantidades e nova situação do item da ordem de compra
Novas quantidades e nova situação do item da ordem de compra

Mudanças no lançamento da nota fiscal de entrega

Seleção de itens de ordem de compra

Em todos os atalhos F? nos campos de OC e item da OC, no item do movimento do LFI, passou a ser aceito um grid dinâmico para seleção dos itens de ordem de compra a serem vinculados na nota.

Os atalhos F9-Seleciona itens de OC no campo de número da OC, e F6-Seleciona itens da OC no campo de item da OC, passaram a aceitar a janela com grid dinâmico. Nessa janela permite marcar vários itens de ordem de compra carregando as informações para os itens da nota.

Seleção de itens de ordem de compra para entrega
Seleção de itens de ordem de compra para entrega

Essa nova janela foi aplicada em outros pontos do sistema que permitem selecionar itens de OC para entrega, como no lançamento de nota de serviço (LFI 2.7-I), pedido do faturamento (FAT 2.1-I) e atualização dos dados de entrega (COM 7.1-T).

Repetir o item da ordem de compra nos itens da nota

Um dos requisitos mais aguardados pelos usuários era a possibilidade de repetir o item da ordem de compra entre os itens da nota fiscal de entrega. Se na OC existe apenas um item e na nota o fornecedor quebrou esse item em vários, era necessário primeiro parcelar o item da ordem de compra para depois fazer o lançamento da nota. Essa “quebra” da encomenda em vários itens se dá por motivos variados, como número de lote diferente entre os itens, por exemplo.

Agora, o SIGER® permite que o usuário informe o mesmo item de ordem de compra em diferentes itens da nota de entrega.

Itens da nota fiscal de entrega vinculados ao mesmo item de OC

Essa novidade implica diretamente na forma como o sistema confronta os dados da OC com os dados da nota, como quantidade e valores. Por isso, a validação da quantidade entregue passou a ser feita somente no final do lançamento da nota quando todos os itens tiverem sido informados com suas respectivas ordens de compra vinculadas.

Obs.: A restrição de repetir o item da OC nos itens da nota foi eliminada em todos os lançamentos de notas que fazem entrega da OC: lançamento da nota no LFI, nota de serviço e pedido do faturamento.

Nova janela de seleção da ação sobre o saldo

No lançamento da nota fiscal de entrega quando o item da nota está vinculado a um item de OC, ao informar uma quantidade inferior à encomendada, o sistema questionava o usuário sobre o que fazer com o saldo de quantidade. Esse questionamento poderia ser omitido ou já vir com uma ação padrão, conforme o parâmetro Controle do saldo na entrega da OC (COM 1.2-A > Compras).

Como agora o item da OC pode estar vinculado a mais de um item da nota, é preciso acumular a quantidade dos itens para depois questionar o usuário, caso reste algum saldo a entregar no item da OC. Esse questionamento passou a ser feito no final do lançamento da nota através da seguinte janela:

Janela de ação sobre o saldo do item da ordem de compra

Nessa janela, basta marcar ou desmarcar a linha do grid para definir a ação sobre o saldo de quantidade do item da ordem de compra, sendo que:

  • Se MARCAR, o saldo de quantidade será cancelado e o item ficará como entregue.
  • Se DESMARCAR, o saldo de quantidade será mantido em aberto e o item ficará como parcialmente entregue.

Os itens no grid já virão marcados ou desmarcados por padrão, de acordo a opção definida no parâmetro Controle do saldo na entrega da OC. Nesse mesmo parâmetro também é possível definir a ação automática que o sistema deve tomar com o saldo do item da OC, omitindo assim a aceitação dessa janela no final do lançamento da nota de entrega.

  • Opção 2-Automático – Mantém o saldo em aberto -> Não aceita a janela de ação sobre o saldo, mantém o saldo de quantidade em aberto.
  • Opção 3-Automático – Cancela o saldo -> Não aceita a janela de ação sobre o saldo, cancela o saldo de quantidade.
  • Opção 4-Seleciona – Padrão mantém o saldo em aberto -> Aceita a janela de ação sobre o saldo, padrão DESMARCADO.
  • Opção 5-Seleciona – Padrão cancela o saldo -> Aceita a janela de ação sobre o saldo, padrão MARCADO.

Se o saldo do item for cancelado, também é possível definir a ação de cancelamento sobre o processo de compras através do botão <F2-Alt.Cancel.>.

OBS.: Quando a ordem de compra é vinculada ao pedido do faturamento (geralmente ordens de compra de importação), a entrega ocorre na emissão da nota fiscal. Para atender esse caso e não interferir no processo de emissão da NF, foi criado o parâmetro Controle saldo OC importação (FAT 1.2-A > Integrações > Compras) que define a ação automática sobre o saldo do item da OC.

Consulta das entregas da ordem de compra

Foi criada uma rotina em grid dinâmico para consulta das entregas a partir da ordem de compra ou a partir do item.

Grid dinâmico de entregas a partir da ordem de compra

Onde acesso o grid de entregas?

  • Botão <Entregas> na manutenção consolidada de ordens de compra (COM 2.4-M)
  • Botão <Entregas> na janela do item na manutenção da ordem de compra (COM 2.4-C)
  • Botão <Entregas> no grid de itens da ordem de compra (F7 na manutenção e outros pontos do sistema)

Mudanças nas opções de parcelamento e cancelamento

Parcelamento da ordem de compra

A rotina de parcelamento da ordem de compra no menu COM 2.4-P continua existindo para atender aos casos em que é necessário reprogramar uma encomenda, por exemplo.

A mudança aqui é com relação a vinculação entre o item original e os itens parcelados, a qual não será mais feita, visto que esses campos foram eliminados do item da ordem de compra. As demais funcionalidades da rotina de parcelamento não foram alteradas.

Cancelamento da ordem de compra

Na rotina de cancelamento da ordem de compra, acessada pelo menu COM 2.4-N, foi eliminada a possibilidade de cancelamento parcial informando uma quantidade a ser cancelada do item. O botão <Altera qtd> que existia nessa janela foi eliminado.

A partir de agora, ao selecionar um item de OC para cancelamento, toda a quantidade em aberto do item será cancelada. Se o item já tiver alguma quantidade entregue, então o item ficará como entregue; se não, o item ficará como cancelado.

Nessa rotina também passou a aceitar o motivo de cancelamento do item da ordem de compra. Na tabela genérica 29-Motivos de Perda e Venda, foi criado o campo Ordem de Compra no grupo Aplica para.

Aceitação do motivo do cancelamento no COM 2.4-N

Quer conhecer todos os recursos do Módulo de Controle de Compras?

Por
Gustavo Weyh Boeira
Desenvolvedor