Pagamentos de funcionários via Pix

Pagamento via Pix no ERP SIGER

Visando aperfeiçoar cada vez mais o ERP SIGER®, com as tendências de mercado, o Módulo Folha de Pagamento também passa a permitir o cadastro de chaves Pix e o envio destes dados na remessa de pagamento de salários.

Cadastro de chaves Pix

Para o cadastro das chaves Pix foi utilizada a mesma rotina já desenvolvida para o Módulo de Controle Financeiro.

As chaves Pix podem ser informadas no cadastro de pessoas (menu 9.5) ou no cadastro de funcionários (menu FPA ou RHU 1.8). É permitida a inclusão de chaves de todos os tipos disponíveis: CNPJ, CPF, telefone, e-mail e chave aleatória.

Configuração no funcionário

É necessário configurar o funcionário para indicar que o pagamento deve ser efetuado via Pix. Para isso, foi criado a opção 9-PIX no campo Crédito de salário em encontrado na janela de Cálculo/Pagamento do funcionário.

O layout dessa janela foi alterado para agrupar as informações de pagamento e também para facilitar o cadastro das informações. Ao selecionar essa opção de crédito de salário é obrigatório que o funcionário tenha uma chave PIX padrão, sendo validado ao avançar na janela.

A manutenção das chaves Pix mostrada anteriormente é feito pelo botão Chaves PIX. O botão de ajuda ao lado exibe uma mensagem indicando para quais bancos a geração da remessa de pagamento está preparado para o envio do PIX.

Remessa de pagamentos

A geração do arquivo de crédito em conta do menu FPA 4.3-G foi alterado para permitir o envio de remessas via PIX. A janela também foi remodelada visando facilitar a utilização da rotina. Foi criado o campo Envia PIX que é habilitado somente para os bancos que permitem o envio de remessa via PIX, que podem ser consultados no botão de ajuda ao lado.

Até o momento, o envio de remessa de pagamentos ao funcionário foi preparado para PIX apenas para o Banco Banrisul. Os demais bancos que vem disponibilizando a opção serão implementados gradualmente.

Foi ajustado também a impressão dos dados de pagamento do funcionário nos recibos de pagamento. Além disso, foi disponibilizado um campo complementar na pessoa com a chave PIX padrão já editada e um campo complementar de dados de pagamento no funcionário.

Por
Gabriel Lanbrecht
Desenvolvedor