Linux e SIGER, infinitas possibilidades

Evidências não faltam, o Linux está em todos os lugares.

Segundo matéria do site Olhar Digital, hoje, mais de 70% dos smartphones no mundo são Android, e o coração de cada um deles é o kernel Linux. Dos 500 supercomputadores mais poderosos do mundo, todos usam uma versão do Linux como seu sistema operacional. E ele é a base sobre a qual rodam os serviços e produtos oferecidos por empresas como o Google, Facebook, Twitter, etc, utilizados por bilhões de pessoas no mundo todo.

A matéria destaca ainda que o Linux também foi o sistema escolhido pela SpaceX para operar veículos como os foguetes Falcon e a cápsula Crew Dragon, que leva astronautas à ISS. E foi até a outros mundos: o computador de bordo do helicóptero Ingenuity, que provou ser possível voar em Marte e está ajudando o rover Perseverance a explorar o planeta, roda Linux.

Seguindo essa tendência, a Rech vem cada vez mais ampliando a utilização do sistema operacional Linux, inclusive em seus servidores de uso interno de desenvolvimento e suporte.

Seja para a execução do SIGER® em ambientes de clientes on-premisses (servidores locais) ou Cloud (nuvem), o Linux é uma excelente escolha para servidores de compartilhamento de arquivos, execução de serviços e gerenciamento de banco de dados.

Nossos clientes usam Linux tanto para o suporte à execução do nosso ERP como também para outras aplicações que precisam para a sua gestão (e-mail, banco de dados e servidores de diversos tipos).

Dois principais benefícios se destacam ao escolher Linux para seu ambiente de TI: baixo custo e alto desempenho.

Redução de Custos

Um importante fator de escolha do Linux é a redução de custo de licenciamento de software e liberdade de escalar isso em ambiente virtualizado, sem precisar pagar pelo uso, algo que com o Windows fica muito caro, visto que mesmo em máquinas virtuais também há um alto custo de licenciamento, mesmo que seja para pesquisa, desenvolvimento, testes, execução de serviços temporários e/ou isolados, etc.

Melhor Desempenho

Além dos custos menores, é fato que o desempenho da maioria das aplicações rodando em Linux é melhor do que no Windows, por diversos aspectos técnicos de gerenciamento de recursos. Este ganho é essencial para redução dos tempos de execução de tarefas operacionais e aumento de produtividade de todos.

As novas implementações e recursos do SIGER® já são desenvolvidas para execução em ambiente Linux.

Sobre o Linux

O Linux é um sistema operacional de computadores tal como o famoso Windows e o OS X, que a maioria das pessoas tem nos PCs e notebooks.

Até certo tempo atrás, Linux era considerada uma plataforma de difíceis comandos e era mais utilizada por pessoas da área de tecnologia da informação. Ou ainda aqueles que queriam uma opção gratuita de sistema.

No entanto, seu visual mudou muito nos últimos anos e sua usabilidade evoluiu consideravelmente, atraindo mais usuários e sendo uma boa opção para usar no dia a dia.