Avaliação de Colaboradores: como fazer na sua empresa?

Avaliação de Desempenho e Feecback

Entender como aplicar e conduzir a avaliação de colaboradores da sua equipe é fundamental na gestão de pessoas. Um olhar constante para o desempenho e oportunidades de melhoria da sua equipe, pode elevar muito os resultados e eficiência dos processos da empresa.

A avaliação de colaboradores é uma ferramenta essencial para o empreendedor, ela disponibiliza valiosas informações para melhoria contínua. Saber como fazer uma avaliação de desempenho é importante porque permite ajustes em sua equipe de acordo com os objetivos da empresa.

Mas você sabe fazer uma avaliação e usar esse indicador vital para aumentar a produtividade de sua empresa de forma estratégica? 

Confira algumas dicas:

1) Use os resultados para desenvolver estratégias de gestão

A avaliação de colaboradores é uma das principais ferramentas de gestão estratégica de pessoas, ela atua como diagnóstico de sucesso ou fracasso na disseminação da cultura da empresa entre os colaboradores.

Quando os resultados são satisfatórios, é fundamental desenvolver métodos e estratégias que contribuam para o desenvolvimento constante dos colaboradores.

2) Dê feedback contínuo

Esse é um processo contínuo. A avaliação do colaborador deve ser contínua e acontecer todos os dias. Isso é importante para encontrar informações regulares sobre resultados e o cumprimento de metas estabelecidas.

O que normalmente é avaliado é o relacionamento interpessoal com os colegas de trabalho, a atitude dos funcionários, a evolução no trabalho, o comprometimento, entre outros assuntos.

3) Fale sobre como melhorar o desempenho

Quando houver necessidade de melhorar o desempenho do funcionário, foque sempre na solução do problema para obter melhores resultados.

Evite hostilidade e atitudes agressivas. Uma conversa honesta é melhor para reverter essas atitudes contraditórias sem minar sua motivação.

É uma situação em que todos ganham.

O gestor assumir a postura de líder é fundamental. Conduzir o processo sem autoritarismo, reconhecer as contribuições positivas dos colaboradores para a empresa e ajustar os pontos de melhoria com educação.

4) Avalie no momento certo

É necessário analisar regularmente o desempenho da sua equipe.

No entanto, esta não é uma regra. A avaliação de desempenho deve ocorrer sempre que o empresário achar que é necessária uma intervenção para promover um melhor desempenho de um funcionário ou grupo de trabalho.

Portanto, pode ser realizado semanal, mensal ou semestralmente, de acordo com as responsabilidades do funcionário e os processos da empresa.

5) Saber como fazer uma avaliação

A avaliação de desempenho possibilita que os gestores tenham uma visão mais profunda de seus funcionários e conheçam seus pontos fortes, bem como seus pontos fracos.

Reuniões periódicas os reúnem e facilitam a formulação de estratégias que promovam melhorias nas ações de gestores e colaboradores.

Dessa forma, uma abordagem exclusivamente burocrática e baseada no preenchimento de formulários torna-se ineficiente.

Uma avaliação de desempenho, que traga bons resultados, beneficiará a gestão de pessoas, o desempenho dos colaboradores e, por consequência, aumentará os resultados da empresa.

Para o gestor, saber fazer uma avaliação de funcionários melhora o relacionamento com os trabalhadores e cria oportunidades de desenvolver a comunicação da equipe.

Para o colaborador, a avaliação de desempenho representa uma possibilidade real de aprimoramento profissional, uma vez que promove o autoconhecimento e a reflexão sobre suas práticas e atitudes.

Para a empresa, pode gerar dados que norteiem realocações, promoções e demissões.

Assim, o desempenho organizacional se beneficia diretamente dos dados coletados por meio da avaliação de desempenho.

6) Sobre a avaliação de colaboradores por competência

A avaliação por competência tem como objetivo analisar as competências técnicas e comportamentais de cada colaborador em uma organização. Para isso, leva-se em consideração três fatores-chave:

  • Conhecimentos;
  • Habilidades;
  • Atitudes.

Eles também são conhecidos como CHA.

Esse modelo de avaliação busca melhorar a performance dos profissionais, atribuindo a eles novas capacidades ou intensificando as já existentes.

Além disso, essa ferramenta corrige desvios e define ações que vão ajudar os colaboradores a desenvolverem novos conhecimentos e habilidades.

A avaliação por competência mostra para o colaborador e para a empresa quais são suas atuais competências e quais devem ser adquiridas ou melhoradas.

Assim, é possível mensurar a contribuição que cada colaborador pode dar para a empresa, bem como seus pontos fortes e seu potencial de aprimoramento.

Essa forma de avaliar o desempenho permite também ter uma visão mais ampla sobre o perfil profissional dos colaboradores. Isso possibilita o seu desenvolvimento a fim de alcançar os objetivos da organização.

7) Entenda o que a avaliação de colaboradores leva em consideração

Agora que você entende os principais modelos de avaliação de desempenho, é fundamental entender os aspectos que devem ser levados em consideração antes de colocá-la em prática.

Só se pode entender os pontos fracos e fortes de um funcionário e traçar uma estratégia de trabalho, analisando os seguintes critérios:

Motivação

O departamento de RH e a equipe devem estar atentos aos motivos que motivam um funcionário e o engajam nos projetos.

Dessa forma, é possível encontrar uma saída diferente para cada tipo de funcionário, dependendo do que o motiva no ambiente de trabalho.

Trabalho em equipe

É crucial medir a capacidade de um funcionário de trabalhar em equipe. Afinal, ser muito bom no trabalho sozinho não é suficiente, pois nos relacionamos com diferentes grupos e pessoas dentro da empresa.

Por isso, avalie as habilidades sociais: como essa pessoa lida com os conflitos? Ele ou ela se comunica bem com os colegas? Que tal delegar e priorizar tarefas? Ele ou ela é um líder ou seguidor?

Resultados

Analisar quais resultados um funcionário está trazendo para a empresa é outra questão importante.

Portanto, para medir desempenho, acompanhe os prazos, a colaboração dentro e fora do departamento, bem como as metas alcançadas.

Potencial

Por fim, você deve avaliar o potencial de acordo com as habilidades e objetivos do funcionário. O que pode ser feito para explorar seu potencial e trazer bons resultados?

É fundamental entender que a avaliação do funcionário também leva em consideração aspectos qualitativos que os números não medem.

O potencial é um deles. Está fortemente relacionado à motivação e ao engajamento do funcionário com a empresa, e também aponta para habilidades não desenvolvidas.

E você, como tem feito avaliações de desempenho na sua empresa? Para acompanhar regularmente suas avaliações, a Rech desenvolveu o Módulo de Avaliação e Feedback, uma ferramenta de Gestão de Desempenho que possibilita que você avalie e otimize o desempenho da sua equipe.

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Avaliação de Desempenho por Competência