A importância do armazenamento na cadeia logística

A importância da armazenagem para a cadeia logística.

A cadeia logística é um processo complexo que envolve uma série de etapas que devem ocorrer perfeitamente para garantir que a mercadoria chegue ao destino com rapidez e segurança. Uma dessas etapas é o armazenamento, que desempenha um papel fundamental no processo de distribuição.

Armazenamento não é apenas cuidar das mercadorias, aqui estão alguns dos aspectos envolvidos em um bom serviço de armazenamento:

  • Recepção de mercadorias.
  • Manter a mercadoria em segurança, facilitando o acesso e o manuseio.
  • Manutenção: Gerenciando produtos, sua segurança e preservação.
  • Inventário da carga e estoque disponível.
  • Transporte: Gerenciando a preparação, embalagem e envio até o destino.

O armazenamento desempenha um papel fundamental na cadeia de abastecimento, visto que ajuda a garantir bons prazos de entrega e a reduzir as perdas de armazém, permitindo oferecer melhores serviços, ocupar uma posição à frente dos concorrentes e, em última análise, aumentar os lucros.

Ter um bom sistema de armazenamento é, portanto, vital para expandir um negócio. Daí a importância de conhecer os diferentes tipos de armazenamento logístico para poder escolher aquele que se adapta às necessidades específicas de cada negócio e do seu mercado-alvo.

Armazenamento por localização

A importância da armazenagem para  a cadeia logística.

Armazenamento interno ou coberto

Este tipo de armazenamento oferece maior proteção, pois permite o controle de variáveis ​​climáticas como iluminação, temperatura ou umidade para manter a integridade da mercadoria.

Armazenamento externo

Este, por outro lado, é o armazenamento ao ar livre onde é impossível controlar os fatores ambientais, tornando-o ideal para cargas que não serão afetadas pelo clima. O que ela oferece, entretanto, é a vigilância das mercadorias em áreas geralmente instaladas em locais fechados.

Armazenamento por função na cadeia logística

Armazenamento central

Este tipo de armazenamento está localizado próximo à planta de produção, visando manter o custo de transporte da mercadoria ao mínimo. Geralmente armazena a maior parte do estoque e o distribui para os diferentes armazéns regionais, se houver.

Armazenamento regional

Este tipo de armazenamento possui uma localização estratégica garantindo a distribuição do produto no menor tempo possível. São armazéns organizados para receber grandes quantidades de mercadorias provenientes das fábricas.

Armazenamento em trânsito

São armazéns localizados a meio caminho entre o armazém regional e o ponto de venda. Aqui a ideia é que o tempo de transporte não ultrapasse 24 horas. São armazéns de movimentação rápida, preparados para reter a mercadoria por pouco tempo e com alto giro.

Armazenamento temporário

São espaços condicionados por um tempo limitado para atender às necessidades de estoque em caso de demanda específica.

Tecnologia como aliada

A importância da armazenagem para  a cadeia logística.

Independente do formato de armazenamento que a sua empresa utilize, contar com ferramentas e tecnologias que otimizam essa gestão é fundamental. Para esse objetivo o ERP SIGER® disponibiliza os Módulos de Controle de Compras, Estoques e WMS.

Para saber como cada um deles pode contribuir com a sua empresa para superar esse desafio, agende uma demonstração com um de nossos consultores.

Fonte: bilogistik.com