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Manutenção da Requisição de Compras

 
A partir do menu 2.1 do módulo de Compras, é possível acessar a manutenção abaixo para incluir, alterar e consultar Requisições de Compras para produtos.
 
Manutenção da Requisição de Compras
1

Requisição

Cada requisição de compra é única e identificada por um código. Tecle F4 para que o SIGER® encontre o próximo código disponível. Tecle F3 para que o SIGER® abra a janela de Importação de requisição:
 
 
Campos da janela:
 
Empresa: Sigla da empresa de que a requisição será importada.
 
Requisição: O código da requisição importada.
 
2

Requisitante

Código da pessoa que está realizando a requisição de compra. Se no cadastro do usuário estiver configurado que não permite informar outro, o SIGER® irá carregar automaticamente o código de requisitante vinculado ao usuário corrente e não permitirá a alteração.
 
3

Inclusão

Data e hora de inclusão da requisição de compra. Ao incluir a requisição de compra carrega automaticamente a data e hora atual.
Obs.: Aceita o campo conforme o parâmetro "Aceita data de inclusão" ().
 
4

Produto

Código do produto que está sendo requisitado. Será exibida sua descrição e unidade de medida. Observe que a possibilidade de alteração da descrição e da unidade de medida estão condicionadas à configuração do parâmetro (se permite ou não esta alteração) e à configuração da empresa que indica qual é o código do produto genérico para compras.
Na parte inferior da janela existe uma área (quadro) onde são exibidas outras informações sobre o produto selecionado.
No caso do produto possuir gabarito de configuração e o sistema estar configurado para controlar estoque por configuração/combinação do produto informado, após informado o código do mesmo será exibida a janela padrão para que seja informada a configuração do mesmo.
 
A função "F4-Consulta consolidada do estoque", disponível na inclusão do item, quando estiver aceitando o código do produto do primeiro item da requisição, abre a janela de consulta consolidada com a posição de estoque.
 
A partir do botão [Importa itens] na inclusão da requisição, é possível realizar a criação automática de itens importando dados de outras entidades. + Saiba mais
 
5

Quantidade e Grade

Quantidade requisitada do produto. Não será verificada, neste momento, existência de saldo disponível em estoque.
Quando o produto for controlado por tamanho, o botão [#] existente ao lado da quantidade será exibido, para que possa ser informada a distribuição da grade.
 
6

Centro de custo

Centro de Custo de onde partiu a necessidade (provavelmente é o mesmo que irá consumir o item).
Esse campo será inicializado de acordo com o parâmetro de empresa "Inicializa centro de custo" (+Saiba mais). Se inicializa centro de custo conforme requisitante, carrega o centro de custo padrão do requisitante ou, ainda, o padrão do destinatário, caso aceite (+Saiba mais). Se inicializa centro de custo conforme produto/grupo, primeiro busca no cadastro do produto (+Saiba mais); se não houver, busca o centro de custo no grupo do produto (+Saiba mais).
Ao entrar no campo, se ele ainda estiver zerado (porque o parâmetro diz que não deve inicializar ou porque não encontrou o centro de custo no requisitante/destinatário/produto), carrega o centro de custo do grupo do produto informado como item da requisição.
 
7

Data/Hora necessidade

Data e hora para a qual necessita o material requisitado. Para que o departamento de compras possa planejar as entregas, assim como os demais setores da empresa, é interessante que ele saiba os prazos que tem para atender a cada requisição. A aceitação do campo, assim como a data/hora padrão pode ser configurado no sistema.
 
8

Dados Adicionais

Dados adicionais e específicos do item.
 
9

Observação

Permite visualização ou alteração (quando não estiver em modo consulta) de texto adicional para o item.
 
 
F5-Dt/hr/usuário
Ao teclar F5, são inseridas no texto data e hora atuais e o usuário em acesso, no formato "DD/MM/AAAA  HH/MM  USUÁRIO".
 
F6-Obs.Prod
Ao teclar F6, é inserida no texto a observação registrada no produto.
 
F7-Aplicação
Ao teclar F7, é inserida no texto a observação da aplicação registrada no produto.
 
F9-Obs.It.Ant
Ao teclar F9, é inserida no texto a mesma observação do item anterior.
 
10

Histórico de aprovações

Exibe o histórico de aprovações do item da requisição.
Esse botão estará habilitado se o adicional de Alçadas para Requisição de Compras for contratado. + Saiba mais
 
 
11

Histórico de atendimentos

Exibe os atendimentos do item da requisição.
 
 
12

Colunas extras

Algumas colunas extras podem ser criadas na janela, com algumas condições.
 
1. Combinação
Essa coluna é criada se controla estoque por configuração/combinação e se permite cadastrar combinação (+Saiba mais).
 
2. Local de entrada/saída
Essa coluna é criada se não criar as colunas da combinação e a largura da janela for maior que 1280.
Se o produto não movimenta estoque, o campo fica desabilitado.
 
13

Hist.lib.bloq.

Exibe as liberações de bloqueios.
 
14

Req.em aberto

Exibe as requisições de compra em aberto do produto do item da requisição.
 
15

Últimas cotações

Exibe as últimas cotações de preço do produto do item da requisição.
 
16

Remessas

Consulta a remessa do serviço externo externo a partir da qual foi gerada a requisição de compra.
 
17

Observações

Aceita as observações da requisição.
 
18

Histórico

Consulta o LOG de alteração de campos da requisição e itens da requisição.
 
 
Se o sistema não estiver configurado para efetuar a "Aprovação de Requisições de compra", a mesma ficará imediatamente disponível para que o departamento de compras dê inicio ao seu processo.
 
Caso contrário, o SIGER® irá calcular o valor teórico da requisição (utilizando o valor unitário de referência cadastrado no parâmetro) e irá comparar com as faixas de bloqueio configuradas no grupos/sub-grupo ou no próprio produto. Ainda, o SIGER® irá verificar nestas configurações se o produto necessita aprovação técnica antes que o compras inicie o processo.
 
Se houver necessidade de alguma aprovação, a requisição ficará pendente (status de Aguarda Aprovação) e não aparecerá na lista de atendimentos do departamento de compras, mas sim na lista de requisições pendentes dos aprovadores.
 
Além dos testes acima relacionados, se a empresa efetua o "Bloqueio por Valores Orçados", o SIGER® somará o valor teórico do item da requisição ao valor já realizado para a conta de despesa e centro de custo informados, alertando o usuário caso o valor orçado tenha sido extrapolado.
 
Existe também o recurso de importação de requisições. +Saiba mais