TAGs em formulários DOCX e RFP a partir do dicionário de dados

A inclusão de TAGs com informações do Banco de Dados é muito utilizada em diferentes recursos do ERP SIGER®, como na personalização de rótulos, relatórios, etiquetas, entre outros. Na versão 20.20, foi concluído o Projeto TAGs em formulários a partir do dicionário de dados”, onde o SIGER® passa a permitir a impressão dos dados disponíveis em uma tabela do banco de dados, sem a necessidade de documentar um arquivo distribuído para os clientes.

As tags extraídas pelo dicionário de dados, possuem um prefixo DIC_, que significa que está associada a um campo de uma tabela. Dessa maneira, a rotina de geração de documentos (DOCX ou RFP) saberá substituir o valor desejado corretamente. Estas tags, permitem também relacionamento de até 3 níveis com as respectivas chaves estrangeiras.

Com relação ao processamento, a rotina de impressão de documentos, irá considerar somente as tags informadas no modelo, não sendo necessária fazer uma carga prévia de todas as tags possíveis.

Mas na prática, o que muda?

Não é necessária mais nenhum tipo de desenvolvimento específico no SIGER® para disponibilizar campos diretos da tabela, ou seja, ganho de tempo no processo de implementação. Esse tipo de demanda fica restrito a criação de tags específicas.

Já para o Suporte e para os usuários do SIGER® passa a estar disponíveis todos os campos de uma tabela e seus relacionamentos desde que a tabela esteja vinculada ao modelo de impressão.

Veja na sequência exemplos de documentos no novo formato:

Modelo DOCX

Modelo RFP

Afim de tornar mais intuitivo ao usuário a utilização dessa nova possibilidade nos formulários de impressão, foram criadas consultas no formato de tree-view, que facilitam a navegação entre os relacionamentos (semelhante ao recurso presente no grid dinâmico e gerador de relatórios):

Na consulta de tags, em casos de modelos DOCX, a rotina já monta a tag no formato esperado pelo Word, para a substituição. Dessa maneira, basta ao usuário, selecionar na tree-view a informação necessária, copiar através da tecla de função F5 e colar no documento.

Outra implementação, que busca facilitar a usabilidade é a formatação da tag com o índice correto em casos de entidades que são substituídas em tabelas no DOCX. Muitas vezes essa informação fica escondida no programa responsável pela impressão do modelo, sendo necessário a consulta do cliente/GRM ao canal da área de negócio do modelo em questão.

A tree-view de tags do RFP, também foi adaptada a fim de permitir a consulta na própria ferramenta. Dessa maneira, é possível navegar entre os relacionamentos e arrastar a tag desejada da tree-view para o modelo de impressão. As novas tags, também podem ser utilizados no editor de expressões para criação de tags customizadas, conforme a regra necessária.

RFP da Ordem de Compra

Também foi desenvolvido um novo modelo para impressão da Ordem de Compra através do RFP. As imagens com o layout do modelo estão acima nas demonstrações de tags do dicionário. Esse novo modelo, foi construído totalmente com tags extraídas pelo dicionário, com a exceção de 5 tags específicas que já existiam no modelo DOCX, afim de manter a compatibilidade para os clientes que solicitaram as tags específicas.

Por:
Gustavo André Simon
Desenvolvedor