Otimização na rotina de emissão automática de notas

Otimização na rotina de emissão automática de notas

A rotina de emissão automática de notas foi otimizada, permitindo que a impressão da nota, do boleto e o envio do e-mail sejam feitos de forma automática e independente da emissão da nota.

Algumas empresas tem um fluxo muito maior de vendas no final do mês, normalmente nos últimos dois dias. Dessa forma, surgiu a necessidade de otimizar a rotina de emissão de notas para evitar que não conseguissem faturar todas as notas.

Para isso, na rotina do FAT 2.3-X-Emissão Automática Notas, foi criado nos parâmetros a opção para indicar se deseja efetuar a impressão dos documentos e o envio do e-mail. Caso desmarcado, a rotina fará somente as integrações e a comunicação com a Sefaz na emissão das notas, uma vez que o restante pode ser feito posteriormente.

Para fazer a cópia e o envio de e-mails, criou-se o menu FAT 2.3-Z-Impressão Automática Notas. O novo menu abre um gerenciador de notas faturadas, onde são processadas as notas que não foram impressas (junto de seus documentos) ou não foram enviados os e-mails.

Para cada nota processada são executadas as rotinas de cópia da nota e envio de e-mail, concluindo o faturamento da mesma.

Assim como a emissão automática, a nova rotina foi preparada para ficar rodando durante o dia, concluindo o faturamento das notas de forma automática.

Em testes realizados percebeu-se que a rotina de emissão de notas fica cerca de 60% mais rápida sem fazer as impressões e envio de e-mail.

Por:
Thiago Weber
Desenvolvedor