Melhorias na rotina de importação de planilhas

Nova rotina de importação de Planilhas no ERP SIGER

O ERP SIGER® acaba de ganhar diversas melhorias na rotina de importação de planilhas, visando melhorar a usabilidade da rotina e padronizá-la com o uso de rotinas mais atuais usadas no ERP.

A rotina de importação de planilhas é um recurso muito utilizado nas rotinas do SIGER®, pois ela permite a inclusão de dados e também a atualização de informações quando necessário.

Dentre as alterações feitas podemos destacar:

  • Aplicação do LOG de inconsistências;
  • Validação de arquivos antes de importar;
  • Importar apenas se todo o arquivo estiver válido.

Aplicação do LOG de inconsistências na importação de planilhas

A rotina de importação de planilha passa a gravar o LOG das inconsistências registradas durante a importação dos arquivos. Dessa forma, é possível verificar de maneira mais clara e fácil as inconsistências ocorridas durante a importação.

A rotina consiste em um grid dinâmico criado a partir da tabela de inconsistências e possui maior flexibilidade para exibição de informações, tendo disponível entre os recursos a possibilidade de configuração de colunas. 

Abaixo temos duas imagens onde pode ser observada as melhorias na consulta dos logs em relação à rotina anterior.

Rotina antiga:

Rotina antiga de Importação de Planilhas

Rotina nova:

Importação de Planilhas no ERP SIGER

Vale ressaltar que estes registros de LOG ficarão salvos em uma tabela do SIGER®, portanto, poderão ser consultados mesmo depois de a janela de importação já ter sido fechada. Está disponível no ‘CTRL + F12’, <Controle de LOG>, <Integração> o acesso ao grid de inconsistência. Contudo, para que essa tabela não se torne muito grande contendo diversos registros de LOG gravados, os registros são excluídos após 3 meses armazenados. Essa exclusão ocorre de forma automática ao acessar a importação de planilha, sendo executada apenas no primeiro acesso do dia na rotina, e pelo tempo máximo de 1 minuto.

Validação de arquivos antes de importar a planilha

Para auxiliar na identificação de possíveis inconsistências que podem ser encontradas no arquivo, foi disponibilizada, na importação de produtos e cliente/fornecedor, um novo parâmetro na janela de configuração da importação. Trata-se de uma flag que tem por objetivo indicar se a rotina de importação deve ser executada apenas para validar o arquivo.

Importação de Planilhas no ERP SIGER

Com isso, ao marcar a flag e executar a importação o arquivo não será importado, porém, todas as validações que ocorrem quando o arquivo é importado serão aplicadas durante esse processamento. O objetivo desse comportamento é validar os dados antes de importar definitivamente o arquivo. 

Portanto, ao finalizar a rotina, se encontrada alguma inconsistência durante a validação, ela será exibida no grid de inconsistências explicado acima. Dessa forma, podem ser ajustadas as informações do arquivo antes de importá-lo.

Importar apenas se todo o arquivo estiver válido

O comportamento da rotina foi modificado em alguns aspectos, e um deles refere-se à forma como é tratado o arquivo quando ele possui inconsistências. Da maneira antiga, o comportamento era de importar as linhas de dados que estavam válidos e ignorar as linhas com dados inválidos. 

Porém, esse comportamento poderia causar transtornos em algumas situações, como no caso de inclusão de clientes, por exemplo. Quando a importação era executada com intuito de incluir registros mas algumas linhas de dados estavam inválidas no arquivo esses dados acusavam inconsistências e as demais linhas do arquivo eram importadas. Mas, ao ajustar esses registros inválidos e importar o mesmo arquivo novamente essa situação se invertia, ou seja, os registros já incluídos na primeira importação do arquivo passavam a gerar inconsistências pois agora estariam sendo incluídos em duplicidade na base. Com isso, a menos que os registros já importados fossem excluídos do arquivo, eles sempre iriam gerar novas inconsistências. Para arquivos pequenos é viável excluir algumas linhas do arquivo mas, para arquivos maiores torna-se muito trabalhoso conferir linha a linha para identificar quais foram incluídas para então eliminá-las.

Com as alterações feitas esse comportamento mudou. Agora, quando alguma das linhas do arquivo estiver com dados inválidos todo o arquivo não será importado. Dessa forma, a importação só vai ocorrer quando o arquivo estiver com todas as informações válidas. Esse comportamento passa a ser aplicado em todas as importações de planilha, sendo elas: produtos, cliente/fornecedor, lançamentos da contabilidade, bens patrimoniais, históricos contábeis, itens de pedidos do FAT, registros de importação/exportação, movimentos de ISS, itens dos orçamentos do FAT, GNRE/GA, tributação por UF dos produtos e produtos x cliente/fornecedor.

Por:
Fabio Junior dos Santos
Desenvolvedor