Integração com API de pagamentos Pagar.me

Integração do ERP SIGER com o Pagar.me

A partir da implementação da funcionalidade de Integração com API pagar.me, o SIGER® conta com uma nova integração de pagamentos de documentos financeiros, disponibilizado no Módulo de Controle Financeiro, no menu FIN 2.E-A.

Como as demais rotinas do menu FIN 2.E, essa nova integração irá efetuar os pagamentos dos documentos de forma automática.

O maior diferencial dessa nova integração é que não serão necessários arquivos de retorno disponibilizados pelas operadoras, pois essa rotina realiza uma comunicação com a API de pagamentos própria da Pagar.me, na qual estarão discriminados os registros de pagamentos.

Configuração da empresa

Como nessa rotina, o SIGER® realiza uma consulta na API Pagar.me, é necessário que o usuário supervisor cadastre uma API key na empresa do Financeiro, FIN 1.2-A, botão <Dados das integrações> e <Integrações externas>. Essa identificação é fornecida pela Pagar.me e sem ela cadastrada na empresa o menu FIN 2.E-A não poderá ser acessado.

Menu de integração

O menu FIN 2.E-A possui uma janela de seleção inicial para configurar informações necessárias para os pagamentos dos documentos.

Integração do ERP SIGER com o Pagar.me
  • Caixa/conta corrente – receberá o valor do pagamento dos documentos
  • Histórico p/movimento caixa – utilizado para o pagamento, sendo financeiro ou contábil, conforme configuração do sistema
  • Histórico p/taxa boleto e Histórico p/taxa cartão – utilizados para ajustar o valor da taxa do documento no SIGER® com o mesmo valor da taxa retornado do recebível da Pagar.me

Após a seleção inicial, será necessário escolher um período no qual será realizada a consulta na API. Todos os recebíveis registrados na Pagar.me que foram pagos nesse período serão integrados para realizar a baixa dos respectivos documentos financeiros.

Pagamentos

  • Busca dos documentos
    • Os recebíveis que forem integrados, terão como identificadores o NSU e a Parcela da transação
    • Para que os documentos do SIGER® sejam encontrados, eles precisarão conter essas informações
  • Se a empresa integra os pagamentos em lote no Caixa/cta.corrente
    • Será criado um acerto financeiro entre todos os documentos pagos na mesma data contra o caixa da seleção inicial
  • Se a empresa não integra os pagamentos em lote no Caixa/cta.corrente
    • Apenas irá realizar o pagamento dos documentos financeiros

A rotina de integração poderá ser executada via linha de comando.


Por:
Arthur Flores Malaquias
Desenvolvedor