Faturamento automático de vendas e-commerce no Frente de Caixa

Foi disponibilizada a automatização do processo de inserção de dados de pagamento para a emissão da nota no menu FAT 2.3-X do Módulo de Vendas e Faturamento.

Anteriormente, para vendas realizadas por e-commerce, o pedido era importado por uma rotina específica e posteriormente no Módulo de Vendas e Faturamento era necessário realizar a separação do pedido e inserir manualmente os dados de pagamento no menu FAT 2.E-E. Esse processo é realizado por empresas que controlam pagamentos com cartão de crédito / débito, pois o uso do Módulo de Frente de Caixa no ERP SIGER® faz com que sejam registrados documentos no Financeiro para a administradora do cartão, possibilitando que a empresa controle esses recebimentos. Esse fluxo além de demandar muito tempo do usuário também o deixava exposto a erros de digitação e possíveis arredondamentos devidos a diferentes regras de parcelas. 

O usuário poderia ainda automatizar parcialmente o preenchimento dos dados de pagamento na Frente de caixa através do código da condição de pagamento do pedido, porém para isso o usuário precisava criar uma condição de pagamento para cada forma de pagamento possível. Por exemplo, para pagamentos com cartão seria necessário criar a condição de pagamento para 1X, para 2X e assim por diante, o que gerava dezenas de cadastros de condição de pagamento.

Sendo assim, foram desenvolvidas integrações específicas para o recebimento de dados de pagamento entre o sistema e-commerce e o ERP SIGER®, na qual é realizada a importação de EDI (Eletronic Data Interchange), emissões de notas com pagamento da Frente de caixa e respectiva integração no Módulo Financeiro. Esse novo recurso recebe o nome de Pagamento negociado.

Veja como Configurar o Faturamento Automático de E-commerce

Para a configuração da integração é necessário acessar a rotina específica (menu FTR 6.C-G), onde são definidos os parâmetros que serão enviados entre o sistema e-commerce escolhido para o ERP SIGER®.

Selecionando o EDI e-commerce para configuração.
Acessando as configurações de integração.
Acessando a aba de configuração das formas de pagamento.

Nesta tela de configuração das formas de pagamento será realizado o cadastro do De X Para, que relaciona a forma de pagamento utilizada no e-commerce com a forma de pagamento que será importada no pagamento negociado.

Por exemplo, neste menu pode ser configurado que os campos “paymentMethod=creditcard” e “parcel=2” do pedido importado serão importados como a forma de pagamento “60-Débito” com 2 parcelas no SIGER®.

Uma vez feitas essas configurações, o menu FTR 6.C-M executará a importação de pedidos do e-commerce para o ERP SIGER®. Neste momento a partir das configurações realizadas no menu FTR 6.C-G o pedido já será criado com um “Pagamento negociado” vinculado a ele.

Havendo um “Pagamento negociado” no pedido o usuário não precisará mais informar dados de pagamento na Frente de caixa do FAT 2.E-E, pois esses dados já estão definidos a partir da importação do pedido do e-commerce. Da mesma forma, os menus FAT 2.3-X (emissão automática de nota) e 2.3-N (emissão manual de nota) farão a integração da Frente de caixa de forma transparente, sem que o usuário precise informar os dados de pagamentos. Em todos os menus citados a integração com o módulo Financeiro ocorrerá da mesma forma que aconteceria se o usuário digitasse manualmente as formas de pagamento no menu FAT 2.E-E, gerando os documentos contra a operadora do cartão por exemplo.

Com esse recurso as empresas conseguem automatizar completamente a importação de pedidos de e-commerce. Neste momento a configuração e importação de Pagamentos negociados foi disponibilizada para a integração de e-commerce Dooca, porém pode ser liberada para outras integrações conforme necessidade. Implementações disponíveis a partir da versão 22.10e do ERP SIGER®.