Envio de Informe Anual de Rendimentos por e-mail

Uma das rotinas anuais que mais demandam esforços do pessoal das áreas de Recursos Humanos e Departamento Pessoal é a distribuição dos Informes Anuais de Rendimentos aos funcionários, o que precisa ocorrer até o último dia útil do mês de fevereiro. Com o objetivo de facilitar a realização desta tarefa, foi disponibilizada no módulo Folha de Pagamento a opção de envio de Informes de Rendimentos por e-mail, a partir da versão 22.10h do ERP SIGER®.

Como efetuar os envios

O procedimento para realização dos envios é bastante simples e similar ao que já ocorre para execução da listagem destes documentos.

Através da nova opção de menu disponibilizada no módulo Folha de PagamentoMENU 7.2-E “Informe de Rendimentos p/ e-mail”, o usuário acessa a janela de seleção de impressão dos Informes de Rendimentos (idêntica a utilizada para a listagem no menu 7.2-N) e ali tem a possibilidade de incluir os textos do assunto e do corpo do e-mail através do botão <Configurações de e-mail>.

Configuração do envio por e-mail.
Configuração do envio por e-mail.

Ao avançar nesta janela é exibida a seleção padrão de funcionários para que sejam indicados quais deverão participar do processamento e a seguir um grid para confirmação da relação de funcionários, no qual é possível inclusive informar um endereço de e-mail alternativo (diferente do existente no cadastro do funcionário) ou mesmo incluir neste momento o endereço do funcionário, com a opção de atualizar o cadastro do mesmo.

Seleção da lista de e-mail.
Seleção da lista de e-mail.

Configurações para envios de e-mail

Para que possa ser efetuado o envio dos Informes de Rendimentos por e-mail, é preciso que o ERP SIGER® esteja configurado para fazer envios de e-mail, podendo ser também aplicadas configurações de envio de e-mail específicas para esta finalidade na manutenção de empresas, MENU 1.2-A, do módulo Folha de Pagamento, botão <Config. E-Mail>, botão <Informe de rendimentos>.

Configurações para o envio.
Configurações para o envio.

Configurações no cadastro de funcionários

Além das configurações para envio de e-mails, é preciso que os endereços de e-mail dos funcionários estejam informados nos seus respectivos cadastros para que os destinatários sejam conhecidos no momento de efetuar os envios no MENU 7.2-E. Esta informação deve ser incluída na manutenção de funcionários, MENU 1.8-A, no respectivo campo na janela do botão <Dados pessoais>.

Configuração do e-mail do funcionário.
Configuração do e-mail do funcionário.
Configuração do e-mail do funcionário.
Configuração do e-mail do funcionário.

Lembrando que caso não conste esta informação no cadastro do funcionário é possível incluí-la na própria rotina de envio, no MENU 7.2-E, mas este recurso é destinado a casos de exceção.

Em breve será disponibilizado também o envio dos Informes Anuais de Rendimentos através do Portal Web de Gestão de Pessoas do ERP SIGER®.