A versão 25.10 do ERP SIGER® está chegando e junto trás a possibilidade de emitir NFC-e a partir do módulo de Faturamento e Vendas.
Projeto Emissão de NFC-e no módulo FAT foi criado para possibilitar a emissão da NFC-e a partir de um pedido do faturamento, sem a necessidade de ter o módulo de PDV.
Essa emissão poderá ser feita a partir da rotina de Frente de Caixa ou da emissão ‘normal’ (Ex: FAT 2.3-N). Para emissão pelo FAT 2.3-N é necessário configurar a empresa para permitir aceitar formas de pagamento no pedido.
Configurações necessárias para liberar e respostas de alguns outros questionamentos podem ser conferidos através do help.
Para qual cenário que foi pensado essa emissão de NFC-e?
Para processos de vendas que podem ter como saída uma NF-e ou NFC-e, porém todo cadastro de pedidos e negociação é comum. Não havendo diferenciação no processo de venda para consumidor final ou vendas para empresas (CNPJ).
O que mais foi desenvolvido no projeto?
Além de liberar o recurso de emissão de NFC-e na Frente de caixa (Parte 1 do projeto) e depois liberar a emissão de NFC-e pelo FAT 2.3-N (Parte 2 do projeto), foram feitos diversas melhorias de usabilidade e configurações para agilizar vendas para esses cenários, em parceria com o time Faturamento foi desenvolvido:
- Melhorias na emissão da nota;
- Na Frente de Caixa criado possibilidade de aceitar menos janelas, podendo suprimir escolha de pagamento + retirada, apenas pagamento, ou apenas retirada de produtos;
- Melhorado configurações de séries liberadas/bloqueadas por usuário;
- Criado recursos no cadastro de Espécie de entrada/saída para deixar mais ágil a criação de pedidos para consumidor final;
- Criado Espécie de entrada/saída padrão com diversas sugestões para agilizar vendas focados em consumidor final;
- Permite aceitar produtos por EAN na manutenção do pedido;
- Melhorias na aceitação do CPF do consumidor final na manutenção do pedido.
Como ficam essas vendas nos relatórios?
As vendas de NFC-e do FAT serão processadas em todos os pontos da mesma maneira que as NF-es. Foi considerado que é apenas um documento diferente, mas para estatisticamente é ‘a mesma coisa’. Mas há como fazer filtros pelo campo de Tipo de Movimento para diferenciar NFC-e de NF-e se for necessário.
E o PDV?
Continua sendo muito utilizado e com simplicidade na aceitação que pontos de venda devem ter. Um recurso não atrapalha o outro, são cenários de clientes diferentes e as duas maneiras são úteis e necessárias no sistema.