Como funciona o ciclo de vida dos sistemas operacionais Windows?

Conforme novas tecnologias vão surgindo e novas versões dos sistemas operacionais sendo lançadas, a Microsoft, assim como as demais desenvolvedoras de software, encerra o suporte a sistemas mais antigos.

Mas o que isso significa?

Estes sistema operacionais deixam de ter suporte por parte da Microsoft, assim como atualizações, sejam elas de segurança ou de novos recursos, necessários para rodar programas como navegadores de internet, pacote Office, Java, leitores de PDF entre outros.

A Microsoft encerrou o suporte aos sistemas Windows XP e Windows 2003 Server em 14 de julho de 2015, assim como aos sistemas Windows 7, Windows 2008 e Windows 2008 R2 em 14 de janeiro de 2020.

É necessário um controle das versões de sistemas operacionais junto ao TI da empresa para manter os mesmos sempre atualizados, evitando assim vulnerabilidades de segurança, ataques e incompatibilidades com outros softwares.

Segurança

A questão da segurança é um ponto muito importante, pois muitos vírus, como por exemplo o ransomware, que sequestra os dados colocando uma criptografia e exigindo dinheiro para devolver as informações para seu proprietário, se utilizam de brechas de segurança para atacar. Essas brechas de segurança normalmente são corrigidas através de updates lançados pela Microsoft, que corrigem falhas e melhoram a defesa do seu sistema contra esses ataques.

Dessa forma, ao utilizar um sistema operacional sem suporte por parte do fabricante, estamos mais expostos a vírus e ataques.

Compatibilidade com o sistema ERP SIGER

Outro ponto importante é a compatibilidade com novas tecnologias. Ao parar de dar suporte para um sistema operacional, automaticamente novas versões de softwares importantes passam a ter algumas incompatibilidades, recursos necessários para o seu correto funcionamento não são mais atualizados nesses sistemas sem suporte.

No caso do ERP SIGER®, a partir da versão 20.20a será necessário que o sistema operacional tenha suporte ao Java 11.

Nos casos dos sistemas Windows XP e Windows 2003, não existem atualizações disponíveis para recursos necessários, nesse caso somente trocando por um sistema operacional mais atualizado.

Nos casos dos Windows 7, Windows 2008 e Windows 2008 R2 ainda existe um update lançado pela Microsoft, através da instalação do mesmo é possível utilizar o Java 11 e que pode ser baixado nesse link.

Para garantir que o sistema operacional do seu servidor e de suas estações serão compatíveis com novas versões do ERP SIGER® , revise o ambiente da sua empresa, atualizando o quanto antes os sistemas operacionais dos mesmo.

Mais informações sobre o ciclo de vida do suporte da Microsoft

Por:
Carlos Gilberto Wolff Junior
Suporte