API SIGER: conheça a novidade e como funciona

Conheça a API SIGER

Com a API SIGER, o ERP acaba de ganhar uma nova funcionalidade que vai trazer inúmeras possibilidades de integração com parceiros, clientes e terceiros!

As integrações passam a ser muito mais rápidas, fáceis e seguras, além de gerar infinitas possibilidades de integrações com sistemas diversos, como: e-commerces, aplicativos, sites, sistemas produtivos, cadastros diversos, entre outros.

Com a API, o SIGER® passa a disponibilizar a consulta e manipulação de registros na sua base de dados pela nuvem. No formato REST, padrão de mercado, que permite buscar e alterar registros do sistema em tempo real!

Como a API SIGER funciona?

E-commerces e outros sistemas enviam requisições HTTP para a SIGER® API WS solicitando informações ao sistema. Esses dados são processados e retornados de acordo com os parâmetros que foram passados na requisição. Com a API, integrações via planilha ou txt serão cada vez menos utilizadas e, por consequência, não será necessário a criação de rotinas específicas por conta de variações de layouts.

Com essas características, qualquer sistema pode se comunicar com o SIGER® de forma genérica, seja para exibir informações em um site ou aplicativo ou até mesmo fazer manutenção de registros, de forma segura e respeitando as regras de negócio, parâmetros e contextos de cada cliente.

O que está disponível na API?

Atualmente, os seguintes comandos estão disponíveis:

ComandoInformações
get-onebusca um registro de uma tabela
get-listbusca uma lista de registros de uma tabela
get-imagesretorna as imagens e anexos de um, ou mais, produtos
insertinclui um novo registro
alteraltera um registro
inactivateinativa um registro
get-order-taxretorna os percentuais de tributação para um, ou mais, produtos, respeitando regras do cliente, cfop, quantidade, etc
calc-order-taxretorna os valores de tributação calculados para um, ou mais, produtos, respeitando regras do cliente, cfop, quantidade, etc

Os comandos de persistência (insert, alter e inactivate) estão disponíveis para as entidades de cliente, produto e pedido. Já os comandos de consulta (get-one e get-list) possuem uma gama maior de tabelas, conforme detalhado abaixo:

EntidadeNome da entidade na API
Transportadorcarrier
Natureza de operaçãocfop
Produtoproduct
Lista de Preços de ProdutositemPriceList
Local de estoquestockLocation
Grupo de cadastrocustomerGroup
Tipo de embalagempacking
Unidade de medidaunitMeasure
Lista de preçopriceList
Grupo de produtoproductGroup
Subgrupo de produtoproductSubgroup
Local de cobrançapaymentLocal
Gradegrid
Formulaçãoformulation
Nomenclatura comum do mercosultaxClassification
Moedacurrency
Vencimentospayment
Pedidoorder
Itens de pedidoitems
Espécie de entrada/saídaorderCategory
Clientecustomer

Os nomes de tabelas e campos da API seguem o padrão de mercado e são disponibilizados pela Rech através do dicionário de tabelas do SIGER®.

Como utilizar a API SIGER®?

Primeiramente, é necessário ter o SIGER® na versão 20.20a ou posterior e o adicional “165-Utiliza API WS Rech” habilitado.

A permissão de enviar requisições é concedida a partir de tokens de acesso. Esses tokens são cadastrados no menu 9.A-A do SIGER®. Cada sistema de terceiros pode ter o seu token com sua devida data de expiração.

Após a a autorização através do token, é necessário que o sistema que deseja integrar ao SIGER® faça o desenvolvimento da integração, seguindo nossa documentação. Nessa página também é possível realizar simulações, bastando solicitar à Rech a permissão através de um token.