Cobrança com Débito Automático no ERP SIGER

Os Módulos de Controle Financeiro e Automação de Escritórios, a partir da versão 20.10 do ERP SIGER®, passam a permitir a opção de débito automático para cobrança de clientes.

Essa modalidade é amplamente usada para pagamento de diferentes tipos de contas mensais e é indicada, principalmente, para os processos de cobrança de mensalidades. Também traz mais segurança nas cobranças efetuadas, pois o documento é pago uma vez que haja saldo na conta do cliente na data de vencimento definida.

Como utilizar a Cobrança via Débito Automático

No Módulo de Controle Financeiro, o recurso está disponível no menu 2.7 e nos outros módulos, que já disponibilizam a remessa de cobrança via boletos, foram disponibilizadas as opções “D-Ger.Débito Automático” e “T-Retorno Débito Automático“.

Até o momento, os bancos contemplados nesta funcionalidade são:

  • Banco do Brasil
  • Banrisul
  • Caixa Econômica Federal

A rotina de Débito Automático foi estruturada da seguinte forma

1) Cadastro de Optantes

No cadastro de clientes, ao acessar o botão <Financeiro>, <Contas Correntes>, deve ser cadastrada a conta para débito automático.

2) Arquivo de Remessa

Devem ser selecionados os títulos para criação de instruções, geração de lote e do arquivo de remessa. Funciona de forma semelhante a nova remessa de instruções de cobrança via boleto.

3) Arquivo de Retorno

Ao processar o arquivo de retorno é gerado um relatório para que o usuário possa visualizar as informações enviadas pelo banco. Ao final da rotina, é criado um movimento de caixa para registrar a entrada de valores na conta bancária.

Todo o funcionamento desta rotina está explicado no Help do SIGER, onde podem ser consultados os exemplos de telas e o funcionamento com maiores detalhes.

Para conhecer todos os recursos do ERP SIGER® para usa empresa, solicite uma demonstração.