Regras Promocionais: novo recurso para campanhas de marketing

Algumas empresas utilizam campanhas de marketing para promover algum produto novo no mercado, entregando-o em forma de brinde, sob uma condição pré-definida (por exemplo, vendas a partir de um determinado valor). As campanhas também podem visar simplesmente presentear, para estreitar o relacionamento ou fidelizar o cliente.

Buscando atender essa necessidade, SIGER® conta agora com a funcionalidade de Regras Promocionais.

Para habilitar o uso é necessário indicar a utilização das regras promocionais no Módulo de Vendas e Faturamento, através do FAT 1.2-A, nas configurações do item do pedido, marcando o campo “Utiliza regras promocionais”.

Parâmetro da empresa do faturamento.

Após indicar que a empresa utiliza regras promocionais, é possível fazer a configuração dessas regras. A tabela é por empresa, e possui campos como Código, Abreviação, Descrição e o botão padrão para inativação.

Além desses campos, também possui a aplicação da vigência, onde o usuário poderá escolher entre data de entrada ou data de entregadata de vigência inicial/final, possibilitando que a regra seja criada antes de entrar em vigor e tendo um limite de data para ser válida e filtros que serão considerados para enquadrar a regra.

Manutenção das regras promocionais.

A regra pode ser configurada por faixa, cada faixa terá sua própria sequência.

Dados dos produtos para enquadramento

  • Sequência: Não poderá ser informada manualmente. A sequência servirá para diferenciação entre as faixas em que a regra se enquadra.
  • Valor Inicial e Final: Valores do item da venda que serão considerados para enquadrar a regra.
  • Tecla de atalho: F7 para carregar o valor máximo (9.999.999.999,99) no campo de valor final.
  • Quantidade Inicial e Final: Quantidades do item que serão considerados para enquadrar a regra.
  • Tecla de atalho: F7 para carregar o valor máximo (999.999.999,999) no campo de quantidade final.
  • Produto da promoção: Produto que será incluso automaticamente ao pedido, caso ele se enquadre na regra promocional.
  • Qtd.brinde: Quantidade em unidade do produto incluso automaticamente ao pedido.
  • % brinde: Quantidade em percentual do produto incluso automaticamente ao pedido.
  • CFOP/Sequência da CFOP: Código fiscal de operação e sequência que será atribuído ao item do pedido (produto da promoção) incluso automaticamente. O campo de sequência é opcional.

Dados adicionais

  • Local de estoque: Local de estoque para movimentação do produto da promoção. Caso não seja informado, ao inserir o item no pedido não será feita a validação de saldo de estoque livre.
  • Enquadramento único: Indica se o produto da promoção terá o controle de enquadramento único. As opções disponíveis são “1-Não controla” e “2-Por cliente”.
  • Nível de enquadramento: Indica o nível permitido para enquadramento do produto da promoção. Caso determinado produto já tenha sido enquadrado no pedido, novos produtos promocionais respeitarão o nível indicado, permitindo apenas enquadramentos de produtos promocionais com nível superior.
  • Últimas Vendas: Abre consulta das vendas feitas para aquea regra, filtrando o brinde, a regra em manutenção e sequencia.

Ao fazer o enquadramento de uma venda, o SIGER® verifica para cada item da venda quais são as regras válidas. Assim, faz a inclusão do produto promocional automaticamente, respeitando a quantidade (unidade ou percentual) e CFOP previamente configurada na regra promocional. No próprio item do pedido criado por uma regra promocional é possível consultar qual foi a regra enquadrada que provocou a inclusão do item.

Consulta da regra promocional .

Vale lembrar!

  • O enquadramento dos brindes é feito em dois momentos, na inclusão do pedido e pelo botão de “Reenq.prom“, pelo gerenciador de pedidos. O botão de reenquadramento elimina todos os brindes de regras promocionais do pedido e refaz a verificação das regras. Com isso podem ser eliminados brindes desatualizados e incluídos novos que ainda não tinham sido enquadrados.
  • A alteração de pedido não reenquadra automaticamente as regras promocionais. Dessa forma o usuário conseguirá manipular os brindes, alterando quantidades e valores ou até excluindo o item se for necessário.
  • Se indicado local de estoque para o brinde, na manutenção de regras, o mesmo deverá possuir saldo livre para a correta inclusão do item.
  • O código da regra pode ser informado pelo usuário no momento da inclusão, contendo até 4 números.
  • O mesmo pedido poderá ter N itens oriundos das regras promocionais, inclusive da mesma regra e faixas diferentes.