O Rastreamento de Pedidos mudou!

A rotina de rastreamento de pedidos foi adaptada para a nova rotina de controle de etapas, entenda o que mudou.

Durante o projeto do Módulo de Telemarketing/SAC  surgiu a necessidade de criar uma rotina que controlasse tarefas e/ou fluxos internos da empresa, permitindo cada operador ter suas tarefas, com informações específicas para cada uma dessas etapas/tarefas.

Verificou-se durante a análise que essa rotina seria muito semelhante ao que já existia no rastreamento dos pedidos. Dessa forma, a rotina adaptada para utilizar o novo controle de etapas.

Veja as semelhanças:

Antes
Agora

As duas rotinas, embora muito semelhantes, tinham algumas diferenças que foram ajustadas para manter a compatibilidade. Os principais ajustes foram:

  • Criação do controle sequencial de etapas;
  • Mudança de etapas por gatilhos;
  • Permissões do operador para o rastreamento de pedidos.

Controle sequencial de etapas

Enquanto no protocolo do SAC as etapas são gerenciadas em paralelo (ou seja, uma etapa é independente da outra), no pedido uma etapa só pode ser feita uma após a outra, de forma sequencial e não permitindo ter etapas em paralelo, esse comportamento foi mantido para a rotina de rastreamento de pedidos, já pensando que no futuro possa ser um comportamento parametrizado, pois depende do processo do cliente em relação a cada etapa. Para manter esse comportamento foi necessário:

  • Bloquear botão “Incluir”
    • Bloqueado pois serve para adicionar etapas em paralelo
  • Criar botão “Incluir próxima”
    • Inclui uma nova etapa encerrando a etapa anterior e gravando o sequencial da etapa anterior

Com a nova rotina de etapas, agora também é possível encerrar a última etapa, finalizando o processo como um todo. Na rotina antiga de etapas isso não acontecia e a última etapa ficava aberta para sempre.

Mudança de etapas por gatilhos

O pedido mudava de etapa de forma automática, conforme configurações de gatilho nas etapas quando:

  • Pedido for faturado
  • Pedido for conferido (totalmente ou parcialmente)
  • Pedido for separado

Tivemos que manter esse comportamento para nova rotina, então já criamos de uma forma que ficará mais fácil para implementar nas próximas entidades.

Permissões do operador para o rastreamento de pedidos

As permissões de operadores já tinham sido criadas para atender as etapas do protocolo e também foram aplicadas no rastreamento de pedidos. Com isso, agora é obrigatório ter operador para utilizar a funcionalidade de rastreamento de pedidos.

Vantagens de utilizar a rotina genérica de etapas

  • Os recursos criados podem ser disponibilizados para todas as entidades;
  • É muito mais fácil aplicar esse recurso em uma entidade do que criar do zero;
  • Como todas etapas ficam gravadas em um lugar só, o gerenciador de etapas abrange as etapas de todas as entidades.

A nova rotina de rastreamento já está disponível a partir da versão 19.10a.