Novidades na Manutenção da Ordem de Compra

A fim de agregar novos recursos e melhorar a usabilidade do ERP SIGER®, foi criada a rotina de Manutenção Consolidada de itens da Ordem de Compra. A partir dessa nova manutenção, é possível cancelarparcelar alterar as observações dos itens e da ordem de compra.

Manutenção consolidada de itens da Ordem de Compra

nova rotina de manutenção consolidada aceita um grid dinâmico dos itens das ordens de compra, conforme os filtros definidos pelo usuário. Essa rotina serve como base para as funções de cancelamentoparcelamento alteração das observações.

Vale salientar que a manutenção da ordem de compra não foi alterada. Ela continua sendo aceita normalmente nas opções de inclusãoalteraçãoconsulta exclusão. Porém, as rotinas de manutenção que executam operações diretamente nos itens foram migradas para a nova manutenção consolidada.

Dentre os objetivos dessa alteração está a redução da complexidade do programa de manutenção através da segmentação das rotinas, a redução de memória necessária para a manutenção, e as melhorias na usabilidade e ganho de recursos através do grid dinâmico.

Nova opção de cancelamento da Ordem de Compra

Acessível pela opção COM 2.4-N, a rotina de cancelamento aceitava a manutenção da OC permitindo informar apenas a quantidade a ser cancelada para cada item. Ou seja, o foco era a manutenção do item, não sendo necessário aceitar toda a manutenção da OC.

nova rotina de cancelamento é focada nos itens da OC, utilizando como base a manutenção consolidada dos itens.

Ao acessar a opção de cancelamento, será aceita a seleção padrão de itens da ordem de compra com alguns filtros pré-definidos. É possível filtrar também os itens cancelados, uma vez que a rotina permite reverter o cancelamento desses itens.

Após confirmar a seleção, é aceita a manutenção consolidada de itens da OC, permitindo cancelar totalmente ou parcialmente os itens em aberto, ou ainda reverter o cancelamento dos itens já cancelados.

Cancelamento dos itens da Ordem de Compra

Botões do grid:

  • Consulta OC: Consulta a ordem de compra do item selecionado no grid.
  • Cancela item: Cancela os itens marcados no grid, movendo a quantidade em aberto do item para a quantidade cancelada.
  • Reverte canc: Reverte o cancelamento dos itens marcados no grid, movendo a quantidade cancelada para a quantidade em aberto do item.
  • Altera qtd: Permite informar uma quantidade para cancelamento parcial ou total do item selecionado no grid.

Colunas virtuais do grid:

  • Qtd.Cancelada: Quantidade do item que será cancelada. Pré-carrega com a quantidade do item caso o mesmo esteja cancelado.
  • Qtd.Em aberto: Quantidade em aberto do item. Pré-carrega com a quantidade do item caso o mesmo esteja em aberto.

OBSERVAÇÃO: Todas as alterações feitas nos itens do grid ficam em memória, e só serão gravadas ao clicar em OK e confirmar a manutenção.

Nova opção de parcelamento da Ordem de Compra

Acessível pela opção COM 2.4-P, a rotina de parcelamento aceitava a manutenção da OC permitindo informar apenas a quantidade a ser parcelada para cada item. Ou seja, o foco também era a manutenção do item, não sendo necessário aceitar toda a manutenção da OC.

nova rotina de parcelamento também é focada nos itens da OC, utilizando como base a manutenção consolidada dos itens.

Ao acessar a opção de parcelamento será aceita a seleção padrão de itens da ordem de compra com alguns filtros pré-definidos. Após confirmar a seleção é aceita a manutenção consolidada de itens da OC, permitindo gerar um ou mais parcelamentos para os itens.

Parcelamento dos itens da Ordem de Compra

Botões do grid:

  • Consulta OC: Consulta a ordem de compra do item selecionado no grid.
  • Altera qtd: Permite informar a quantidade a ser parcelada do item. Também permite informar múltiplos parcelamentos para o item ao marcar o campo “Múltiplos parcelamentos”.

Colunas virtuais no grid:

  • Qtd.Parcelada: Quantidade que será parcelada do item, utilizada para a geração de um novo item na OC.
  • Qtd.Restante: Quantidade restante do parcelamento, utilizada para regravar o item atual da OC.
  • Múltiplos parcelamentos: Exibe os múltiplos parcelamentos informados para o item.

OBSERVAÇÃO: Todas as alterações feitas nos itens do grid ficam em memória, e só serão gravadas ao clicar em OK e confirmar a manutenção.

Nova opção de alteração das observações da Ordem de Compra

Acessível pela opção COM 2.4-O, a rotina de alteração das observações aceitava a manutenção da OC permitindo informar apenas as observações da ordem de compra e dos itens, sendo que os demais campos ficavam disponíveis apenas para consulta.

nova rotina de alteração das observações é focada nos itens da OC, utilizando como base a manutenção consolidada dos itens.

Alteração das observações da OC e dos itens

Botões do grid:

  • Obs.OC: Aceita as observações da ordem de compra.
  • Obs.Restritas: Aceita as observações restritas da ordem de compra.
  • Obs.Prazo Pag: Aceita as observações do prazo de pagamento da ordem de compra.
  • Obs.item: Aceita as observações do item da ordem de compra.

Colunas virtuais do grid:

  • Obs.item: Exibe a observação informada para o item. Pré-carrega com a observação já gravadas no item.

Conheça todos os recursos do Módulo de Controle de Compras.

Por:
Gustavo Weyh Boeira
Desenvolvedor