Novas formas de pagamento no Frente de Caixa e PDV

Novas formas de pagamento no PDV

Foram disponibilizadas novas formas de pagamento nos módulos Faturamento e Vendas e PDV. Confira quais são elas!

A partir da NT 2020.006 foram disponibilizadas pelo governo novas formas de pagamentos a serem utilizadas na NF-e e NFC-e. Com isso surgiu a necessidade de adequarmos o SIGER®.

Os novos métodos de pagamento disponibilizados são:

  • 16 – Depósito Bancário
  • 17 – Pagamento Instantâneo (PIX)
  • 18 – Transferência Bancária, Carteira Digital
  • 19 – Programa de Fidelidade, Cashback, Crédito Virtual

Foram disponibilizadas, a partir a versão 20.10k, integralmente as 3 primeiras formas de pagamento no SIGER®.

A opção 19-Programa de fidelidade, Cashback ou Crédito Virtual, foi disponibilizada para configuração, mediante contato com a Rech.

Configurando

Tanto na empresa do Módulo de Vendas e Faturamento quando na empresa do Módulo de PDV, a configuração das novas formas de pagamento pode ser feita através do menu 1.2-A, botão <Pagamentos p/Venda>, botão <Formas Pagto>.

Novas formas de pagamento no PDV

No botão <Pagamentos p/Venda>, foram criados parâmetros específicos para a integração no módulo Financeiro, onde o usuário deverá configurar o Local de cobrança padrão, que será usado na criação dos documentos, além de poder definir se deve Gravar documento pago e qual a Conta caixa para liquidação.

Novas formas de pagamento no PDV

Após a configuração das formas de pagamento desejadas na manutenção da empresa, elas ficam disponíveis para serem configuradas nos terminais de vendas.

Para configurar os terminais que irão utilizar as novas formas de pagamento, basta acessar a manutenção de tabelas por empresa 1.4-A, tabela 16-Terminais de venda. Indicar o terminal que vai aceitar os pagamentos, acessar o botão <Formas Pagto> e marcar a forma desejada.

Novas formas de pagamento no PDV

Utilizando

Concluídas as configurações na empresa e nos terminais, as formas de pagamentos estarão disponíveis para utilização nos pagamentos feitos pelo Frente de Caixa, FAT 2.E-E, e pelo Ponto de Venda, PDV 2.1-P.

Utilização das novas formas de pagamento no PDV

Integração

Juntamente com a disponibilização das novas formas de pagamento, foi aplicada a integração das mesmas no Financeiro. Nas vendas do PDV, diferentemente das outras formas de pagamento à vista, os movimentos são integrados no momento da venda/pagamento.

Integrando as novas formas de pagamento no PDV
Integrando as novas formas de pagamento no PDV

XML de NF-e/NFC-e

Foram aplicadas as novas formas de pagamento na geração dos arquivos XML das NF-e e NFC-e. Conforme orientação da NT, essas novas formas de pagamento passam a ser válidas para emissão em “Produção” a partir de 01/09/2021. Portanto o SIGER® foi adaptado para não gerar essas formas de pagamento no arquivo XML até essa data. A partir da data estipulada pela NT, passa a gerar automaticamente.

Novas formas de pagamento no PDV

Por
Lucas Bernardo Bourscheidt
Desenvolvedor