Nova manutenção na Ordem de Compra

Nosso Time de Desenvolvimento da área de Materiais implementou, na versão 22.20 do SIGER®, a nova manutenção da Ordem de Compra. Confira todos os detalhes dessa importante evolução no Módulo de Controle de Compras.

Vídeo Demonstrativo

Parâmetro de empresa

No cadastro da empresa do Controle de Compras foi criado um parâmetro para indicar se utiliza a nova manutenção da Ordem de Compra. Esse parâmetro foi criado na versão 22.10, mas foi adicionada opção para utilizar somente a função de consulta ou todas as funções.

Parâmetro em COM 1.2-A > Compras
Parâmetro em COM 1.2-A > Compras

Opções do parâmetro

1-Sim, somente consulta
Utiliza a nova manutenção da ordem de compra apenas em modo consulta, nos outros modos será aceita a manutenção antiga.
2-Não utiliza
Não utiliza a nova manutenção da ordem de compra.
3-Sim, manutenção completa
Utiliza a nova manutenção da ordem de compra em todos os modos (inclusão, alteração e consulta).

A opção padrão para novos clientes é 3-Sim, manutenção completa. Para todos os clientes, ao configurar essa opção e tentar voltar a utilizar a manutenção antiga, será solicitada senha para liberação.

Nova janela principal

A interface da nova manutenção da Ordem de Compra foi totalmente reformulada. Foram aplicados os mesmos recursos existentes na manutenção do pedido e da nota do faturamento, para configuração de campos na janela principal da manutenção.

Essa configuração permite que sejam aceitos na janela principal somente os campos mais relevantes para os usuários que fazem a manutenção de ordens de compra, conforme o cenário de negócio de cada cliente.

Janela principal da nova manutenção
Janela principal da nova manutenção

Configurador de campos

A configuração de campos aceitos na janela principal, atalhos para os botões e demais configurações, é acessível a partir do botão de “Configuração dos campos e botões” (ícone de engrenagem no canto superior direito).

Configuração de campos e atalhos da janela principal
Configuração de campos e atalhos da janela principal

As configurações estão organizadas da seguinte forma:

Botão [Campos antes dos itens]
Configura os campos que são aceitos na área de campos antes do grid de itens da ordem de compra.
OBS: Por padrão aceita os campos Prazo de pagamento e Referência p/vctos. Os campos acima destes são fixos e não podem ser retirados da janela principal.

Botão [Campos após os itens]
Configura os campos que são aceitos na área de campos após o grid de itens da ordem de compra.
OBS: Por padrão aceita os campos Valor do acréscimo, Valor da entrada, Valor do desconto e Total da nota.

Botão [Configurar atalhos]
Configura os atalhos para os botões da janela principal da manutenção.
OBS: Recurso semelhante ao do grid dinâmico, permite configurar atalhos para os botões com exceção de atalhos reservados do sistema ou aplicados em outros campos.

Botão [Acionados automaticamente]
Configura as janelas que serão acionadas automaticamente ao avançar na janela principal da manutenção.

Grid dinâmico de itens

Com a remodelagem da janela principal da manutenção, agora todos os itens da ordem de compra podem ser visualizados na capa. A manutenção dos itens é feita pelos botões localizados abaixo do grid.

Grid de itens da ordem de compra
Grid de itens da ordem de compra

Os botões [Incluir][Alterar][Excluir] e [Consultar] fazem a manutenção do item selecionado no grid.

O botão [Observações] acessa diretamente as observações do item selecionado. Esse botão é útil para quando o item já está entregue e o sistema está configurado para permitir alterar somente as observações de itens entregues.

Todos os demais recursos já conhecidos do grid dinâmico estão disponíveis: configuração de colunas, configuração de ordenação e sentença de cores. O configurador de colunas do grid é acessível somente na função de consulta da OC (COM 2.4-C).

Importação de itens

O botão [Importa itens] localizado abaixo do grid aceita a janela a seguir para seleção da origem dos itens a serem importados para a ordem de compra.

Janela de importação de itens para a OC
Janela de importação de itens para a OC

Opções de importação de itens

1-Planilha XLS
Aceita seleção com a localização de uma planilha XLS para importação dos itens da ordem de compra. Nessa seleção é possível consultar o layout, configurar as colunas para importação e gerar um arquivo de exemplo com o layout configurado.

2-Cotações de preço
Aceita o grid dinâmico de cotações de preço do fornecedor da ordem de compra e que estejam dentro da validade. Para cada cotação marcada no grid é criado um item na ordem de compra.

3-Requisições de compra
Aceita o grid dinâmico de requisições de compra que possuem saldo para atendimento. Para cada item de requisição marcado no grid é criado um item na ordem de compra.

Nova janela do item

A janela de detalhamento do item da ordem de compra também foi remodelada. Os campos foram melhor organizados na janela e os dados referentes às tributações de ICMS, IPI e PIS/COFINS foram realocadas para sub-janelas. A imagem do produto/combinação também passa a ser exibida na janela para melhor identificação do item a ser comprado.

Janela do item da ordem de compra
Janela do item da ordem de compra

Alteração parcial da ordem de compra

Na antiga manutenção da OC existiam testes específicos de clientes para permitir alterar ordens de compra geradas a partir do CSE (Compra de Serviço Externos). Na nova manutenção esses testes foram eliminados, e como alternativa foram criadas janelas para alteração de alguns dados pontuais da OC (alteração parcial), de forma que não comprometa o vínculo com o CSE.

OBS: A alteração parcial está disponível somente para ordens de compra do serviço externo (origem “5-Compra de serviços externos“).

Na manutenção consolidada de OC (COM 2.4-M), no botão [Alt.Prazo Pgto] é possível alterar o tipo de prazo de pagamento e a tabela de vencimentos.

Alteração parcial: Prazo de pagamento
Alteração parcial: Prazo de pagamento

Na manutenção consolidada de itens da OC (COM 2.4-K), no botão [Alt.Val.Item] é possível alterar o valor unitário e total do item.

Alteração parcial: Valores do item
Alteração parcial: Valores do item

Novas janelas na exclusão e transferência

Nas funções de exclusão (COM 2.4-E) e transferência (COM 2.4-T) de ordens de compra, as janelas foram simplificadas passando a aceitar e exibir somente os dados necessários para execução da função, ao invés de aceitar a manutenção completa da ordem de compra.

Exclusão de ordem de compra
Transferência de ordem de compra

Documentação de ajuda

A nova manutenção da ordem de compra está documentada de forma detalhada no help do SIGER®.

Controle de Compras > Ordem de Compra > Manutenção da Ordem de Compra

Documentação do recurso no Help do SIGER.
Documentação do recurso no Help do SIGER.

Também está previsto um treinamento em vídeo sobre o uso da nova manutenção, considerando que houve mudanças significativas para os usuários que fazem o cadastramento de ordens de compra. Os detalhes sobre esse treinamento serão divulgados em breve.