Rotinas de Inventário ganham melhorias

Melhorias nas Rotinas de Inventário do ERP SIGER

Conheça as melhorias nas Rotinas de Inventário no ERP SIGER®, que irão auxiliar os usuários na otimização dos processos de gestão do estoque, para garantir um índice de acurácia adequado.

O que foi feito nas Rotinas de Inventário?

  1. Criada manutenção consolidada de digitações de inventário;
  2. Aceitação de operador (tabela por empresa – 14) por digitação de inventário;
  3. Aceitação de observação para digitações de inventário;
  4. Aceitação de cancelamento de digitações de inventário a partir da manutenção consolidada;
  5. Possibilitar cancelar somente uma digitação de inventário de um “lote” de várias digitações para determinada data/local de estoque.

Confira abaixo os detalhes de cada melhoria.

Manutenção Consolidada nas Rotinas de inventário

A manutenção consolidada de inventário permite uma visualização mais rápida e simples, por parte do usuário, daquelas digitações efetuadas (sejam elas via EST 2.6-I ou através do menu EST 2.6-H, importando planilha).

Vale lembrar, que a importação de planilhas de inventário mudou de menu. Agora ela é localizada através do menu EST 2.6-H e não mais via EST 2.6-M, já que o menu 2.6-M ficou alocado para a Manutenção Consolidada.

Exemplo de utilização do recurso:

  1. Usuário “Fulano” digita o ajuste de inventário a ser realizado (ou importa uma planilha)
  2. Porém, não é este usuário que efetua o ajuste do estoque. Ele apenas conta o estoque e imputa os dados no SIGER® para serem analisados mais tarde pelo responsável da área.
  • Usuário que faz a aprovação das contagens de estoque lançadas no sistema acessa a manutenção consolidada de digitações e checa de forma prática o que precisa ser aprovado.
  • Nesse momento ele poderá avaliar o impacto fiscal/contábil do ajuste, verificar eventuais necessidades de adaptação de processos (Por que estamos ajustando inventário nessa quantidade para tais e tais produtos? Por que essas digitações são tão frequentes? etc…)

Exemplo: abaixo podemos ver, através da manutenção consolidada, que existe uma digitação aguardando ajuste de inventário.
A quantidade é 15, o valor é de R$ 27.000,00, o produto é o Cod 30152 e o saldo físico atual do sistema é 0. A data da digitação é 30/09/2019.

A partir deste ponto, o aprovador pode ir atrás de maiores informações antes de rodar o ajuste de inventário. Ou mesmo rodar o mesmo e alterar o saldo acumulado do período 09/2019.

O ajuste pode ser feito por dentro da própria manutenção consolidada através dos botões disponíveis.

Dá para aplicar o uso da manutenção consolidada em vários contextos.

Uma dica: pintar de vermelho todas as contagens realizadas cujo valor do inventário é maior que R$ 1.000, por exemplo.

Isso ajustado, indicar ao analista de estoques quais são as digitações que causarão maior impacto nos
acumulados (saldo em valor nesse caso).

A possibilidade de exportação dos dados do grid para planilha também auxilia clientes que solicitem relatórios em formado xls para efetuarem análises mais elaboradas antes de rodar o ajuste de inventário.

Aceitação do Operador nas Rotinas de Inventário

Certo, mas por que aceitar operador nas digitações de inventário?

Resposta: o usuário pode vincular um operador (diferente do usuário) indicando quem foi a pessoa que realizou a contagem. Isso confere maior rastreabilidade em relação a “origem” da digitação do inventário.

Exemplo: o inventário está sendo digitado pelo usuário “Fulano” que é o usuário “chave” do SIGER®. Porém quem efetuou a contagem é o usuário “Beltrano” que pertence ao setor “almoxarifado”. O operador serve para indicar de fato quem contou.

Podendo, por exemplo, fazer seleções por operador na manutenção consolidada a fim de verificar com clareza quais foram as contagens feitas por cada funcionário independente de quem importou aquela planilha de digitações ou pegou as “folhas de papel” com as contagens e as digitou no SIGER®.

Importante: o operador deve ter permissão para requisitar estoque para conseguir ser vinculado a digitação do inventário.

Vide abaixo a Tabela por empresa 14 – operadores:

Aceitação de observação na digitação de inventário

Passa aceitar observação para cada ajuste de quantidade imputado através das rotinas de inventário de estoques. Isto é útil para casos onde o usuário necessite justificar por que está efetuando determinada movimentação

Por exemplo: “A divergência ocorreu por que houve lançamento incorreto de uma entrada interna em 07/03/2019 pelo usuário Fulano de Tal”.

Isto ajuda em casos onde o usuário que roda o ajuste de inventário é diferente do usuário que o digitou.

Assim, o usuário que aprova o inventário (roda o EST 2.6-J) pode solicitar esclarecimentos via sistema ao usuário que está digitando o ajuste ou mesmo importando uma planilha de digitações (EST 2.6-I ou EST 2.6-H)

Veja abaixo

Melhorias aplicadas ao cancelamento de digitações de inventário

Através da manutenção consolidada de digitações de inventário (EST 2.6-M) podem ser selecionadas apenas determinados movimentos digitados em determinada data em determinado local de estoque.

Até então precisávamos cancelar todo um “lote” de digitações realizadas para uma certa data/local de estoque caso uma ou mais precisassem ser anuladas. 

Veja o exemplo

Você pode marcar as que deseja cancelar.

Lembrando que pode ser feita uma seleção padrão na manutenção consolidada de digitações de inventário, para que o sistema exiba somente digitações de um determinado local, de uma determinada data, etc.

Sistema irá informar

Melhorias no Módulo de Estoque

Alguns pontos importantes a serem destacados

O menu EST 2.6-Z continua habilitado para cancelamento de digitações de inventário.

No entanto, o mesmo não permite cancelamento apenas de uma digitação de um lote de várias importadas na mesma data/local de estoque. Isso somente é permitido através da manutenção
consolidada de digitações de inventário.

Foi inserida mensagem informativa sobre isto ao acessar o menu. Vide abaixo.

Melhorias no Módulo de Estoque