Melhorias na apuração de PIS e COFINS

Nosso Time de Desenvolvimento da Área Fiscal está trabalhando na reestruturação da apuração de PIS e COFINS do SIGER®, para que seja o mais próxima possível do layout do SPED Contribuições, assim como melhorar o desempenho no processamento dos dados.

Também foram realizadas mudanças nos cálculos feitos item-a-item das notas, que poderiam causar diferenças de centavos em relação à metodologia da apuração do SPED, principalmente nas empresas que possuíam muitos itens com valor baixo. Além disso, esta alteração na apuração reflete também numa redução de tempo para a geração do arquivo TXT para validação no EFD-Contribuições.

A ideia principal desta alteração é aplicar no ERP SIGER® as mesmas regras aplicadas na validação do SPED Contribuição e restringir possíveis erros já na escrituração dos documentos fiscais, minimizando assim o retrabalho no momento da apuração dos impostos.

A principal melhoria foi a centralização e organização de todos os registros do SPED em uma única tela, facilitando assim o acesso aos registros sem a necessidade de avançar e voltar entre várias janelas. Abaixo segue uma demonstração de como ficaram as novas telas:

Para utilizar esta nova apuração, foi criada na opção LFI 2.8-G, a flag chamada “Apuração formato SPED“.

Melhorias na apuração de PIS e COFINS

Na segunda tela da apuração, serão exibidos os registros 0110 e 0111, referentes ao enquadramento da empresa e a distribuição das receitas, se aplicável.

Melhorias na apuração de PIS e COFINS

Avançando, chegaremos a nova tela que centralizou todos os demais registros e exibe os totais de PIS e COFINS.

Ao lado de cada totalizador, encontra-se o acesso aos registros efetivamente no formato SPED. Clicando neles, serão exibidos os valores e movimentos formadores dos totais como pode ser visto a seguir.

Melhorias na apuração de PIS e COFINS

Abrindo cada linha destes registros, será possível a sua edição, se necessário, e o registro editado ficará com a cor indicativa vermelha, para auxiliar na solução de possíveis erros na validação do SPED.

Ao acessar a edição dos registros, terá um botão com o ícone de uma lupa, para consultar os movimentos que formaram os valores.

Melhorias na apuração de PIS e COFINS