Importação de XMLs pendentes na rotina de Download via Web Service

A rotina de Download de XML via Web Service (LFI 5.3-W) do Módulo de Livros Fiscais do ERP SIGER® passa a contar com um novo recurso para processar apenas os arquivos XML pendentes de importação que estiverem nas pastas e subpastas do caminho informado no campo de “Localização do arquivo da janela.

A nova opção vai atender as demandas referentes a integrações de terceiros com o ERP SIGER®, quando arquivos são disponibilizados em um diretório padrão e há necessidade de importação automática via tarefa agendada. Também auxiliará situações em que ocorrer falha no ambiente durante a execução da tarefa de download/importação, que tenha deixado arquivos baixados mas sem ter concluído o processo.

Até então a rotina de Download de XML via Web Service sempre fazia a baixa de novos documentos fiscais e importava para dentro do ERP SIGER® somente estes arquivos que acabara de fazer o download, ou seja, se já haviam arquivos nas pastas de XMLs da empresa, já baixados anteriormente por esta rotina ou a partir de qualquer outra, os mesmos não seriam processados durante a importação.

Marcando este novo campo, o ERP SIGER® vai pular a etapa de baixa dos arquivos nesta execução e buscar nas pastas de arquivos já gravados os XMLs ainda não importados para a empresa, realizando a importação dos mesmos.

Já existe uma rotina que faz a importação de XMLs já baixados pelo menu LFI 5.3-N, porém esta processa apenas a sigla de empresa corrente. Enquanto isso, a nova funcionalidade do LFI 5.3-W permitirá importação para todas as siglas da empresa e a utilização do recurso de agendamento de tarefas.

Como funciona

Na rotina do LFI 5.3-W foi criado um botão de “Ferramentas“, com a opção de apenas importar os XML pendentes, sem a necessidade de baixa.

Por padrão, a nova opção virá desmarcada. Nesse caso, é mantido o comportamento atual de fazer o download via Web Service e na sequência importar os XMLs que foram baixados. Como este é o uso mais comum, o novo parâmetro não salva seleção, ou seja, mesmo que seja marcado, na próxima execução da rotina já voltará a este comportamento padrão.

Quando a opção está marcada, olha para o caminho configurado na tela e lê todas as pastas que não sejam referentes a XMLs já importados. Ao encontrar um arquivo, extrai o máximo de informações possíveis (como sigla de empresa, período, tipo de arquivos, se é entrada ou saída, cancelamento) e prepara a importação dos mesmos para dentro do ERP SIGER®. O processo é realizado de acordo com a seleção salva, podendo ser somente para a sigla corrente ou para múltiplas siglas de empresa.

Por
Robison Roberto Vicente
Desenvolvedor