Com o objetivo de tornar mais ágil o processo de importação de dados de Folha de Pagamento no SIGER® para escritórios de contabilidade e novos clientes, o Time RHU desenvolveu o projeto que disponibiliza uma forma de incluir os dados cadastrais de funcionários através de XMLs do eSocial.
Motivação
Recentemente o eSocial criou uma ferramenta, chamada eSocial Download, que permite baixar todos os arquivos transmitidos pelos empregadores desde a data de início da obrigatoriedade. Esses arquivos XML possuem grande parte das informações necessárias para criação de cadastros de funcionários no SIGER®, as quais podem ser usadas para simplificar o processo de importação.
A partir disso, foi desenvolvida uma nova importação de dados da Folha de Pagamento que utiliza essas informações diretamente dos XMLs baixados através dessa ferramenta, de forma que os dados disponíveis neles sejam preenchidos automaticamente nos cadastros de funcionários do SIGER®.
Importação eSocial
Foi criado o novo menu 8.3-U no módulo de Folha de Pagamento para a importação via eSocial:

É necessário informar um diretório com os XMLs para importação e a forma que vai gerar os códigos dos funcionários, se vai ser geração automática, que pega os primeiros códigos livres, ou se vai ser informado individualmente pelo usuário. Se for selecionada a segunda opção, será aberta a seguinte tela para configurar as equivalências:

Aqui são exibidos os dados dos funcionários importados com os campos de filial e código para preenchimento. Também é possível visualizar o status de cada um e consultar as inconsistências quando existirem, as quais podem ser causadas, por exemplo, por informações que não foram encontradas nos XMLs que fazem com que o cadastro do funcionário fique incompleto.
Ao avançar para a próxima etapa, os funcionários que já estão com o cadastro correto são gravados automaticamente no sistema. Os que estão pendentes, porque necessitam de algum ajuste, são exibidos na janela a seguir, que possui ferramentas para o usuário finalizar as importações:

O grid da esquerda mostra os funcionários pendentes, com botões abaixo para alterar o cadastro, visualizar os erros e refazer a validação. O botão “Erros atuais” demonstra os erros que atualmente estão impedindo o funcionário de ser importado, enquanto que o botão “Erros iniciais” apresenta os erros registrados durante a importação dele. O botão para refazer a validação serve para revalidar todos os funcionários, útil para casos em que um ajuste feito para um funcionário pode ter efeito em outros, como por exemplo cadastro de um cargo que estava faltando.
Conforme os registros são ajustados e gravados, os funcionários são movidos para o grid da direita para controle do que já foi ajustado e gravado. Abaixo desse grid está disponível um botão para acessar a manutenção consolidada de funcionários.
Um guia completo de utilização dessa importação pode ser acessado através do Help do SIGER®.
Ganhos da nova importação
A Importação eSocial reduzirá significativamente o tempo gasto com importações de dados cadastrais de funcionários no SIGER®, pois muitos esforços manuais serão poupados pelos registros que já vem prontos do eSocial. Isso representará um grande ganho de produtividade para escritórios de contabilidade, uma vez que simplifica a operação de importação de novos clientes, que era um problema operacional para os escritórios e que agora foi resolvido com essa implementação.
A implementação está disponível a partir da versão 25.10 do SIGER®.