Gestão de Compras: 10 maneiras fáceis de melhorar seu processo

Gestão de Compras: 10 maneiras fáceis de melhorar seu processo

Uma das formas para aumentar a eficiência e a lucratividade da sua empresa é através de uma abordagem estratégica da gestão de compras.

Elencamos 10 maneiras simples de como você pode melhorar os métodos de compras do seu negócio:

1. Centralize as compras

Essa é uma estratégia muito usada, onde todas as compras da empresa são centralizadas em um único departamento. Isso possibilita mais controle em todos os níveis e gera redução de desperdício.

2. Tenha um plano de compras

Selecione os principais fornecedores, nas diferentes categorias, com base em critérios como qualidade, preço e histórico de entrega. Desta forma, sua empresa terá opções e poderá tomar decisões de compra mais bem informadas.

Isso é valioso no caso de um fornecedor principal aumentar seus preços ou interromper a produção do produto em questão. Comprar exclusivamente de um fornecedor pode ser arriscado, a menos que o produto seja altamente especializado.

3. Foco na qualidade

As empresas precisam ir além de trabalhar na qualidade de seus próprios produtos para garantir que seus fornecedores sejam igualmente vigilantes em suas operações.

Avalie e analise a qualidade dos processos e produtos de seus fornecedores e, em seguida, escolha aqueles que cumprirão suas promessas para você de forma consistente.

4. Compre localmente

Se isso puder ser feito sem comprometer a qualidade ou a competitividade de preço, procure comprar localmente. Isso o ajudará a criar relacionamentos próximos com seus fornecedores e a reduzir os custos de envio.

5. Construa relacionamentos de longo prazo com fornecedores

O desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo com fornecedores cria uma parceria mutuamente benéfica.

Produtos de melhor qualidade e redução de preços são as principais vantagens de relacionamentos sólidos e contratos de longo prazo. A comunicação aberta entre comprador e fornecedor também pode levar a serviços mais personalizados.

6. Explore a terceirização de algumas compras

É importante que as empresas reconheçam suas competências essenciais de compra.

Eles podem ser eficazes na aquisição de suprimentos que costumam usar. Mas se um projeto especial requer produtos desconhecidos, pode ser útil buscar o conselho de um consultor de compras especializado no produto em questão.

7. Compreenda os custos de manutenção de seu estoque

As empresas devem ter um detalhamento preciso de quanto custa armazenar mercadorias e trabalhar para reduzir o estoque para minimizar custos e desperdícios.

Comunicar as necessidades previstas de uma empresa aos fornecedores ajudará na entrega no prazo e minimizará a necessidade de armazenamento.

8. Baseie o gerenciamento da cadeia de suprimentos na demanda em tempo real

A compra é apenas um elemento em sua cadeia de suprimentos. A adoção de métodos de compra eficientes, juntamente com processos enxutos de fabricação e entrega, pode ajudar a reduzir o tempo de espera do cliente.

9. Negocie constantemente

Mesmo que uma empresa esteja satisfeita com seus fornecedores, é importante revisar e negociar acordos regularmente. Realizar uma revisão anual de todos os fornecedores é uma boa ideia.

10. Invista em um Software de Gestão

Muitos desses processos podem se tornar mais rápidos e ágeis com a utilização de um Sistema de Gestão EPR, além de integrar com outras áreas da empresa é possível automatizar uma série de rotinas.

Conheça os módulos para Gestão de Suprimentos do ERP SIGER®.

Fonte: www.bdc.ca