Foi implementado um novo recurso no módulo de Contabilidade para geração de Sigla de Situação Especial, atendendo a necessidade de clientes que precisam entregar duas escriturações de SPED ECD e ECF em função da ocorrência de situação especial no ano.
Segundo manuais de declarações ECD e ECF, quando ocorrer situação especial decisão parcial ou incorporação (se incorporadora), deve-se gerar duas escriturações do SPED: uma escrituração para os movimentos do período anterior à situação especial e uma escrituração para os movimentos do período posterior à situação especial.
Para correta geração destas duas escriturações o cliente precisava incluir uma nova sigla e replicar todas as informações e movimentos necessários para a sigla nova, gerando muito trabalho manual. Além disso, muitas vezes era necessário ter acompanhamento do suporte para isso.
Com o objetivo de diminuir o trabalho manual do cliente e melhorar a usabilidade do ERP SIGER®, foi implementado o novo recurso no menu CTB 5.5-G para geração da Sigla de Situação Especial, automatizando o trabalho do cliente.
Essa rotina irá fazer automaticamente as seguintes rotinas:
- Encerramento do exercício na sigla da empresa, na data da situação especial;
- Criação do plano de contas, exatamente igual ao da empresa, na nova sigla;
- Implantação do saldo de abertura, com os valores na data da situação especial, na sigla nova;
- Cópia de todos os lançamentos e lotes, já existentes, na sigla da empresa, após a data da situação especial;
A melhoria está disponível a partir da versão 20.20e.
Para maiores detalhes do funcionamento desta rotina, poderá ser acessado o Help do SIGER®.
Por:
Chen Chun Keong
Desenvolvedor