Geração de Sigla de Situação Especial na Contabilidade

Geração da Sigla de Situação Especial na Contabilidade

Foi implementado um novo recurso no módulo de Contabilidade para geração de Sigla de Situação Especial, atendendo a necessidade de clientes que precisam entregar duas escriturações de SPED ECD e ECF em função da ocorrência de situação especial no ano.

Segundo manuais de declarações ECD e ECF, quando ocorrer situação especial decisão parcial ou incorporação (se incorporadora), deve-se gerar duas escriturações do SPED: uma escrituração para os movimentos do período anterior à situação especial e uma escrituração para os movimentos do período posterior à situação especial.

Para correta geração destas duas escriturações o cliente precisava incluir uma nova sigla e replicar todas as informações e movimentos necessários para a sigla nova, gerando muito trabalho manual. Além disso, muitas vezes era necessário ter acompanhamento do suporte para isso.

Com o objetivo de diminuir o trabalho manual do cliente e melhorar a usabilidade do ERP SIGER®, foi implementado o novo recurso no menu CTB 5.5-G para geração da Sigla de Situação Especial, automatizando o trabalho do cliente.

Essa rotina irá fazer automaticamente as seguintes rotinas:

  • Encerramento do exercício na sigla da empresa, na data da situação especial;
  • Criação do plano de contas, exatamente igual ao da empresa, na nova sigla;
  • Implantação do saldo de abertura, com os valores na data da situação especial, na sigla nova;
  • Cópia de todos os lançamentos e lotes, já existentes, na sigla da empresa, após a data da situação especial;

A melhoria está disponível a partir da versão 20.20e.

Para maiores detalhes do funcionamento desta rotina, poderá ser acessado o Help do SIGER®.