Envio de alerta sobre o prazo de entrega de Ordens de Compra

Envio de alerta sobre o prazo de entrega de Ordens de Compra

Foi criada no Módulo de Controle de Compras uma rotina para alertar os fornecedores sobre o prazo de entrega das Ordens de Compra.

Na geração da Ordem de Compra é definida uma data prevista de entrega para os itens. Quando essa data se aproxima, o cliente tem a necessidade de alertar os fornecedores sobre a entrega das ordens de compra que foram emitidas.

A nova rotina desenvolvida no ERP SIGER® proporciona aos clientes o envio automático de um e-mail com a relação das ordens de compra que estão com o prazo de entrega se aproximando.

É possível configurar no cadastro do fornecedor quantos dias antes do prazo de entrega o e-mail deve ser enviado.

Também é possível configurar uma tarefa agendada a partir da chamada do SIGER® por linha de comando (flag “APE”) para execução da nova rotina, que irá verificar o prazo de entrega das compras e enviar automaticamente o e-mail de alerta.

Configuração no cadastro do fornecedor

No cadastro do fornecedor, na janela de Padrões para cadastramento de pedidos e Ordens de Compra, foi criado o campo “Dias para aviso do prazo de entrega” e o botão “Dias p/aviso”. É possível configurar até 10 dias diferentes para o envio do alerta.

Dias para aviso do prazo de entrega no cadastro do fornecedor

Envio do aviso do prazo de entrega

No menu COM 2.4 foi criada a opção X-Aviso do Prazo de Entrega. A rotina processa somente os itens de Ordem de Compra que estão aguardando entrega. O alerta ao fornecedor é enviado quando o prazo de entrega do item coincidir com a data atual somada aos dias para o envio do alerta configurados no cadastro do fornecedor.

Exemplo:

  • Data atual: 31/10/2019
  • Dias para o envio do alerta: 10, 15 e 25 dias
  • Neste dia, o alerta será enviado para as ordens de compra com prazo de entrega em 10/11/2019, 15/11/2019 e 25/11/2019.

Na opção COM 2.4-X é aceita a seleção padrão de itens das ordens de compra, além de uma janela de seleção específica onde é possível indicar para emitir uma listagem de conferência antes de enviar o e-mail de alerta aos fornecedores.

O e-mail de alerta é enviado para os mesmos destinatários da Ordem de Compra. Nele consta a relação de todos os itens que estão aguardando entrega, conforme o prazo de entrega e dias para o envio do alerta.

Por:
Gustavo Weyh Boeira
Desenvolvedor