Distros Linux Homologadas para aplicações Thin Client

Conheça as distribuições Linux que foram homologadas para uso como servidor do SIGER Thin Client a partir da versão 20.20a com Java 11 e as suas respectivas versões testadas e indicadas para uso em clientes.

Red Hat

Dentre as distribuições Linux voltadas para o ambiente corporativo, uma das que possui mais destaque entre especialistas é a Red Hat Enterprise Linux (RHEL).

Conhecida pelo seu alto nível de segurança, uma performance robusta e baixo índice de erros, essa distribuição é a única desta lista que não é gratuita: empresas que desejam contar com um suporte para aplicações críticas podem adquirir esta distribuição.

Aprovado para uso com Thin Client, mínimo: Red Hat 7, recomendado: Red Hat 8

CentOS

O CentOS é uma distribuição Linux derivada diretamente do Red Hat e é distribuída de maneira gratuita pela comunidade. Este sistema é amplamente utilizado pelo mercado.

Esta distribuição Linux é comumente utilizada por empresas que buscam estabilidade e um sistema que seja de alta confiabilidade e segurança para os seus projetos, através do uso do conceito de software livre.

Aprovado para uso com Thin Client, recomendado: Centos 7

Importante: Centos 8 não é mais recomendado devido à recente comunicação de descontinuação por parte da Red Hat que ocorrerá no final de 2021.

Debian

O Linux Debian, conhecido como o ‘Rei da estabilidade’, é uma distribuição que sempre busca o melhor suporte de hardware. Tanto que é base para várias distribuições, como Ubuntu, PopOS, Linux Mint, entre outras. É uma das distros mais antigas e excelente opção para rodar no servidor por ser rápido e leve (não carrega customizações especiais de outras distros sobre sí).

Aprovado para uso com Thin Client, mínimo: Debian 9, recomendado: Debian 10

Ubuntu

O Ubuntu é há muitos anos uma das distribuições Linux mais populares e fáceis de instalar e manter. Sendo muito usada além de servidores também em desktops. Esta distribuição, mantida pela empresa Canonical, está presente nas principais plataformas de nuvem, como AWS, Google e Azure, além de ser distribuída como subsistema Linux do Windows 10 (WSL).

Aprovado para uso com Thin Client, mínimo: Ubuntu 16.04, recomendado: Ubuntu 20.04

Ciclo de vida das distribuições Linux

Assim como a maioria dos sistemas operacionais e softwares, o Linux tem um ciclo de vida bem definido, cada distribuição é suportada por um tempo e após expirar não há nenhuma garantia de compatibilidade com outros softwares, nem é seguro a sua utilização pois deixam o ambiente mais suscetível à erros, invasões, malwares entre outros problemas. O cliente deve possuir um plano de atualização junto aos seus responsáveis de TI, fazendo o upgrade do seu Linux sempre que a versão que está utilizando estiver encerrando o período de validade conforme as tabelas abaixo:

Uso de Versões LTS

Algumas Distribuições Linux, como é o caso do Ubuntu, possui o conceito de versões LTS (Long Term Support), ou ‘Suporte de Longo Prazo), as quais são indicadas para uso em ambiente de produção, logo as versões intermediárias não-LTS não devem ser usadas pois expiram em um curto espaço de tempo, perdendo muito frequentemente o suporte à atualizações de segurança. Outras distribuições usam o conceito LTS para garantir updates críticos, sendo que algumas ainda oference uma ‘extended LTS’, porém com suporte pagao.

Compatibilidade com Java

As novas versões do Java, como o caso do Java 11 que passamos a usar com o SIGER 20.20, são compatíveis apenas com versões de Linux atualizadas, as recomendações da OpenJdk são para Linux com versão da glibc igual ou maior que 2.5, no entanto em testes observamos que nem todas as distribuições que atendem este requisito conseguem rodar o Java 11 adequadamente. É importante que a distribuição de Linux escolhida pelo cliente esteja atualizada para uma versão que ainda não expirou, caso isto tenha ocorrido é necessário comunicar que não haverá suporte para as novas versões do SIGER e o responsável de TI da empresa deve providenciar a atualização.

Referências:
https://endoflife.software/operating-systems/linux
https://linuxlifecycle.com
https://www.debian.org/releases
https://access.redhat.com/pt/support/policy/updates/errata
https://wiki.debian.org/LTS
https://phoenixnap.com/kb/centos-6-eol
https://ubuntu.com/about/release-cycle

Por:
Sandro Madruga Silveira
Desenvolvedor